Das coisas que você pretende fazer neste início de ano, já refletiu sobre seus hábitos alimentares? O que pode ser melhorado?
No Dia Mundial da Alimentação falamos sobre o desafio de driblar a indústria dos ultraprocessados - que insiste em estar em todos os lugares - para fazermos boas escolhas alimentares.
Listamos também algumas dicas do que você pode fazer individualmente, como por exemplo, priorizar restaurantes populares e cozinhas comunitárias para consumir refeições equilibradas a valores acessíveis, quando fizer refeições na rua.
Mas não podemos perder de vista alguns problemas mundiais que estão em curso e precisam da nossa atenção e contribuição para começarmos 2023 de maneira diferente.
O planeta está apontando, por meio das mudanças climáticas, que está na iminência de entrar em um caminho sem volta.
E com isso, as pandemias de obesidade e de desnutrição ameaçam a segurança alimentar da maior parte da população mundial devido à falta de alimentos, secas, inundações, entre outros fatores.
É preciso cobrar em nível local, federal e internacional a reformulação de nossos sistemas de alimentação, agropecuária, transporte, desenho urbano e uso do solo.
Falando em Brasil, o que podemos fazer para olharmos no fim de 2023 e pensarmos nas realizações que fizemos?
Precisamos defender o Guia Alimentar para a População Brasileira dos interesses da indústria de ultraprocessados, que quer reformulá-lo.
Sabe esse conhecimento que você adquire aqui no Tá Na Mesa? Passe adiante! Com carinho e respeito compartilhe com as pessoas outras possibilidades alimentares: "olha, esses produtos que você está consumindo não estão tão saudáveis, o que acha de experimentar essas outras opções?"
Cobre deputados e deputadas eleitos que acabem com os incentivos fiscais às bebidas açucaradas e ultraprocessados e criem uma política fiscal para bebidas adoçadas, ultraprocessados e agrotóxicos.
Que exista incentivo para o cultivo agroecológico. Compre do pequeno produtor.
E conte com o Idec para mais um ano na defesa dos direitos dos consumidores. Vamos juntos e juntas para mais um ano de conquistas e melhorias
Feliz 2023!
|