Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 4 de Janeiro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Adeus ano velho, feliz ano novo! Nessas viradas de calendário é comum elaborarmos listas com objetivos, metas e desejos para iniciarmos um novo ano. Quais são as suas para 2023? A sua alimentação e saúde estão em primeiro plano? Hoje é dia de falarmos de planos pessoais e também de medidas coletivas para melhorar o acesso e o consumo de alimentos saudáveis para todos.

Das coisas que você pretende fazer neste início de ano, já refletiu sobre seus hábitos alimentares? O que pode ser melhorado?

No Dia Mundial da Alimentação falamos sobre o desafio de driblar a indústria dos ultraprocessados - que insiste em estar em todos os lugares - para fazermos boas escolhas alimentares.

Listamos também algumas dicas do que você pode fazer individualmente, como por exemplo, priorizar restaurantes populares e cozinhas comunitárias para consumir refeições equilibradas a valores acessíveis, quando fizer refeições na rua.

Mas não podemos perder de vista alguns problemas mundiais que estão em curso e precisam da nossa atenção e contribuição para começarmos 2023 de maneira diferente.

O planeta está apontando, por meio das mudanças climáticas, que está na iminência de entrar em um caminho sem volta.

E com isso, as pandemias de obesidade e de desnutrição ameaçam a segurança alimentar da maior parte da população mundial devido à falta de alimentos, secas, inundações, entre outros fatores.

É preciso cobrar em nível local, federal e internacional a reformulação de nossos sistemas de alimentação, agropecuária, transporte, desenho urbano e uso do solo.

Falando em Brasil, o que podemos fazer para olharmos no fim de 2023 e pensarmos nas realizações que fizemos?

Precisamos defender o Guia Alimentar para a População Brasileira dos interesses da indústria de ultraprocessados, que quer reformulá-lo.

Sabe esse conhecimento que você adquire aqui no Tá Na Mesa? Passe adiante! Com carinho e respeito compartilhe com as pessoas outras possibilidades alimentares: "olha, esses produtos que você está consumindo não estão tão saudáveis, o que acha de experimentar essas outras opções?"

Cobre deputados e deputadas eleitos que acabem com os incentivos fiscais às bebidas açucaradas e ultraprocessados e criem uma política fiscal para bebidas adoçadas, ultraprocessados e agrotóxicos.

Que exista incentivo para o cultivo agroecológico. Compre do pequeno produtor.

E conte com o Idec para mais um ano na defesa dos direitos dos consumidores. Vamos juntos e juntas para mais um ano de conquistas e melhorias

Feliz 2023!

 
 

// saindo do forno

PRATIQUE

🚶 Cuidados para uma vida melhor

São oferecidas informações para a qualidade de vida dos brasileiros, propondo, inclusive, o Guia de atividade física para a população brasileira como uma ferramenta agregadora do Guia Alimentar. Saúde Brasil

ASSISTA

🤗 Cuidando de quem cuida

Lançado no fim de 2022, o documentário CorpoAlma mostra como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode e deve ser um agente de suporte, apoio e transformação para a população com uma equipe multidisciplinar para apontar cuidados e mudanças na rotina das pessoas, com recursos acessíveis. YouTube

OPINIÃO

📱 Não é sobre você

A indústria dos ultraprocessados está tão incorporada ao cotidiano que é difícil, com o ritmo de vida e com os obstáculos físicos e financeiros, fugir dessas artimanhas. Mas é importante dar o acesso à informação de que eles fazem isso e quais mecanismos utilizam. Instagram

 

// cultura alimentar

Naomi Mayer

Cozinheira, cientista social e mestra em antropologia e arqueologia – @fome.de.entender

Todo ser humano precisa comer para sobreviver, mas, em nenhum grupo social, este ato é automático.

Ele é apenas uma mera resposta às nossas necessidades nutricionais: da perspectiva das ciências sociais, aquilo que comemos (e deixamos de comer) está relacionado às distintas práticas sociais, configurações geopolíticas, construções identitárias, memórias e afetos que perpassam a múltipla experiência humana.

Assim, parto da ideia de que "comida nunca é só comida" e faço do alimento um caminho para, coletivamente, olhar, pensar e agir sobre o mundo, movimento de ativismo e divulgação científica sintetizado no canal "fome de entender".

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Símbolo de honra

Existem registros que os figos foram usados em Atenas como um alimento do treinamento pelos atletas olímpicos e também como prêmios para os vencedores. A fruta foi uma espécie de primeira medalha olímpica.

Trazida para o Brasil pelos portugueses, se adaptou bem ao nosso solo. E para saber como escolher a fruta na feira, pegue sempre os que estiverem inteiros (macios, mas firmes), sem bolor e sem partes moles.

Liso igual quiabo

O ditado popular quer dizer que alguém é difícil de ser pego ou convencido. Já o legume, vamos combinar, convence qualquer um que o prova.

Existe segredinho para escolher e para preparar. Escolha aqueles que quebram a pontinha (e não só entortam quando você força pra quebrar) e estejam sem manchas escuras na casca.

No momento do refogado, pingar o suco de um limão ajuda a cortar a formação da baba.

📗 Caderno de receitas

Figo grelhado com ricota e mel
Você escolhe em qual refeição quer servir esse prato. Por que não no café da manhã? Ou à noite? O importante é você guardar na lembrança todas as opções e saber criar e aproveitar os alimentos que estão na sua casa.

 

Feijoada verde
Feijão vai bem com tudo, é um fato! Então prepare sem medo essa versão porque ela também vai te conquistar! É mais econômica, utiliza os alimentos do mês e não dá aquela soneira depois de comer um pratão!

 

Quiche de escarola
Os verdinhos têm todo potencial para recheios de massas em geral, mas já experimentou fazer essa dupla? Massa e hortaliça feitos um para o outro! Não deixe de comprar a verdura por não saber em qual receita usar.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA