Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 11 de Janeiro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Janeiro é mês para fazer aquele passeio para a praia ou uma área verde, ou até mesmo aquele piquenique num parque florestal. Mas que tipo de alimento você leva para esses lugares? Já pensou para onde vão as embalagens que voam ou ficam nesses espaços? Natureza e ultraprocessado não combinam.

Atividades ao ar livre e perto da natureza são sempre um convite para relaxar, repor as energias e, claro, socializar com pessoas que gostamos. 

Quando bate aquela fominha, ou quando você está preparando a mochila pro passeio, que tipo de alimento você seleciona? 

Visitar praias, parques, trilhas e cachoeiras requer consciência ambiental e, de quebra, traz a reflexão de que tipo de alimento você está ingerindo. 

Você sabia que a embalagem de chips leva cerca de 400 anos para se decompor?

Pois é, mas o impacto não é só no longo tempo que o plástico leva pra se desfazer

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), até 2050 as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, uso e descarte de plásticos seriam responsáveis por 15% das emissões permitidas, conforme o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

Mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas por esta poluição por ingestão, emaranhamento e outros perigos.

Cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos anualmente. Isso pode triplicar até 2040.

Além do impacto no meio ambiente não podemos esquecer do quanto o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras. 

Aqui vão algumas sugestões para que o passeio na natureza seja a deixa para incluir bons hábitos alimentares na rotina:

  • Sanduíches com pastinhas caseiras, se feitas na véspera do passeio e guardadas em bolsas térmicas, aguentam o dia inteiro.
  • Mexidos com base de arroz ou grãos integrais como cevada e trigo em grão e farofas também são ótimos pratos para a alimentação nesses momentos.
  • Pratos e copos descartáveis devem ser recolhidos numa sacola plástica e destinados adequadamente em lixeiras públicas.
  • Já experimentou palitinhos de cenoura, erva doce (bulbo) e pepino crus para comer como snack? Ficam ótimos! E também dá para experimentar junto com alguma pastinha caseira, se preferir.
  • Combinou um piquenique com a turma? Faça a sugestão de cardápio e indique qual prato cada um poderia levar. É uma estratégia que pode evitar a presença de ultraprocessados no encontro.
  • Com a divisão de pratos e tarefas, as bebidas podem ficar numa caixa térmica com revezamento de quem vai carregá-la.
  • Preparou espetinhos em casa ou comprou na praia? Não finque na areia. Quebre-os e descarte na lixeira pública.

Aproveite a temporada de verão, divirta-se e cuide da sua saúde e do meio ambiente.

 
 

// saindo do forno

DICAS

🌳 Passeio sem impacto ambiental

Para além das dicas acima, a reportagem aponta mais algumas medidas que devemos adotar quando estamos fazendo um passeio ecológico. Folha Vitória 

PESQUISE

♻ Onde destinar os resíduos secos?

As cascas de alimentos podem virar adubo, mas o que fazer com a garrafa, prato e copo utilizados no passeio? Eles não precisam ir pro lixo comum, confira nessa ferramenta onde destinar materiais que podem ser reciclados. eCycle

RECEITAS

🥖 Escolha o seu sanduíche

Leva fé que eles são compatíveis sim com passeios. São práticos para transportar e não vão perder rapidamente. Esta seleção de receitas vai te deixar com dificuldade para escolher um sabor só. Panelinha

NOTÍCIA

🎉 O Consea foi recriado

Sabia que como cidadão você pode integrar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e ajudar a melhorar e ampliar políticas públicas para garantir alimentação adequada e sustentável? O órgão foi extinto em 2019, mas recriado este ano. Idec

 

// cultura alimentar

Rita Cavaliere

Turismóloga, letróloga e agricultora – @ehoradahorta

Todos os dias temos a possibilidade de fazer grandes mudanças na nossa rotina. Por exemplo, levar sacola retornável para o mercado.

Fechar a torneira do banheiro aberta quando se escova os dentes. Fazer a coleta seletiva do lixo em casa. Tudo que você puder fazer para diminuir e não prejudicar o meio ambiente, tudo isso é um consumo consciente.

Recicle, seja consciente, faça sua parte, passe adiante o seu conhecimento pois a troca de saberes é o começo de um novo tempo!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Tem formato de estrela

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, e lindo admirar as perfeições da natureza quando fatiamos uma carambola e vemos ela se tornar uma estrela com cinco pontas.

A fruta pode ser consumida ali debaixo do pé ou você pode levar para casa e preparar geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta.

Sobrou igual jiló na janta?

Já ouviu essa expressão popular? Rejeitado por muitos, mas adorado por alguns, existem alguns segredinhos muito simples para não sobrar jiló em refeição nenhuma.

Deixe o legume de molho em um recipiente e coloque por cima 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de vinagre (ou 1 limão fatiado em 4). Após 30 min é só escorrer a água, ferver por seis minutos para usar o jiló na salada ou fazer o refogado normal.

📗 Caderno de receitas

Biscoito da semente e polpa do cupuaçu
O creme da polpa do cupuaçu é bem conhecido, mas a sua semente também pode ser consumida como uma castanha. Comprou a fruta? Não descarte as sementes, prepare esse biscoito bem brasileiro.

 

Bolinho de casca de batata
Receitinha que é a cara do seu passeio. Fez um purê na véspera? Não jogue as cascas fora! Prepare o bolinho, coloque num potinho e leve para a praia ou parque, é uma delícia!

 

Batata rosti com salada de agrião
Fica tão lindo um prato colorido, o verde confere uma cor viva à refeição, não é verdade? Repeteco com batata em um outro tipo de preparo e combinando sabores com o agrião. Fica um espetáculo, só faça!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA