Atividades ao ar livre e perto da natureza são sempre um convite para relaxar, repor as energias e, claro, socializar com pessoas que gostamos.
Quando bate aquela fominha, ou quando você está preparando a mochila pro passeio, que tipo de alimento você seleciona?
Visitar praias, parques, trilhas e cachoeiras requer consciência ambiental e, de quebra, traz a reflexão de que tipo de alimento você está ingerindo.
Você sabia que a embalagem de chips leva cerca de 400 anos para se decompor?
Pois é, mas o impacto não é só no longo tempo que o plástico leva pra se desfazer.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), até 2050 as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção, uso e descarte de plásticos seriam responsáveis por 15% das emissões permitidas, conforme o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas por esta poluição por ingestão, emaranhamento e outros perigos.
Cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos anualmente. Isso pode triplicar até 2040.
Além do impacto no meio ambiente não podemos esquecer do quanto o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.
Aqui vão algumas sugestões para que o passeio na natureza seja a deixa para incluir bons hábitos alimentares na rotina:
- Sanduíches com pastinhas caseiras, se feitas na véspera do passeio e guardadas em bolsas térmicas, aguentam o dia inteiro.
- Mexidos com base de arroz ou grãos integrais como cevada e trigo em grão e farofas também são ótimos pratos para a alimentação nesses momentos.
- Pratos e copos descartáveis devem ser recolhidos numa sacola plástica e destinados adequadamente em lixeiras públicas.
- Já experimentou palitinhos de cenoura, erva doce (bulbo) e pepino crus para comer como snack? Ficam ótimos! E também dá para experimentar junto com alguma pastinha caseira, se preferir.
- Combinou um piquenique com a turma? Faça a sugestão de cardápio e indique qual prato cada um poderia levar. É uma estratégia que pode evitar a presença de ultraprocessados no encontro.
- Com a divisão de pratos e tarefas, as bebidas podem ficar numa caixa térmica com revezamento de quem vai carregá-la.
- Preparou espetinhos em casa ou comprou na praia? Não finque na areia. Quebre-os e descarte na lixeira pública.
Aproveite a temporada de verão, divirta-se e cuide da sua saúde e do meio ambiente.
|