Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 14 de Dezembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Ah, o fim de ano! Como é bom reunir as pessoas amadas e confraternizar. Mas como é a ceia da sua casa? Ela é preparada pelos participantes ou comprada pronta no supermercado? Convenhamos que além dos pratos típicos, faz parte do ritual das festas o processo de cozinhar. Que tal conversarmos sobre isso? Prepara a lista de compras e vem com a gente!

Está chegando aquele momento tão aguardado durante todo o ano: as festas de fim de ano.

Momento de reunir parentes e amigos, confraternizar e, claro, comer preparações culinárias que só aparecem nesta época do ano.

Faz parte do ritual, do encanto das festas, definir quem vai levar qual prato, planejar a compra dos alimentos, marinar e assar as carnes, receber as pessoas e celebrar as festas.

E por mais que a lista de tarefas pareça extensa, só um preparo caseiro é capaz de arrancar elogios e frases, como: “nossa, o que você colocou aqui? Como você prepara essa farofa? Está uma delícia!”

Tradições, como o nome bem diz, são costumes transferidos de geração para geração.

Aquela sobremesa especial que um tio faz. A mesa de frutas que só a prima sabe preparar e decorar. O arroz e o salpicão que o vizinho da avó - que sempre participa - prepara e tem um sabor único.

Seja qual for o menu de pratos que a sua família prepara, não deixe a indústria do ultraprocessado invadir este lugar e pegar o protagonismo do prato feito por pessoas de verdade com comida de verdade.

A publicidade dessas empresas tenta imitar a tradição natalina oferecendo ultraprocessados que não têm conexão, sabor e história.

A gente sabe que os alimentos estão caros e tem muita gente sem condições financeiras para preparar uma ceia. Para facilitar, unir e tornar as opções mais econômicas para as festas de fim de ano, reservamos algumas dicas.

  • Comece levantando o número de pessoas confirmadas para a ceia. Se for um número alto de pessoas e não existe um combinado sobre divisão de pratos, busque encomendar de pequenas empresas, pessoas que fazem um preparo caseiro, sem utilização de temperos prontos, sem uso de farofas prontas de pacote
  • Se houver a possibilidade, combine qual prato cada um pode levar.
  • Dê preferência por encomendar legumes, frutas, verduras, peixes e carnes de pequenos produtores. Pergunte na feira se o agricultor aceita encomendas, consulte com amigos se existe compra coletiva de alimentos agroecológicos na sua cidade
  • Utilize especiarias e ervas frescas para temperar suas receitas. Nada se compara a um alecrim fresco, por exemplo
  • Água com gás e rodelas de frutas têm um sabor e um frescor incomparáveis e ficam mais baratos do que os refrigerantes e os sucos artificiais. Tente a substituição.
  • Chame todo mundo pra cozinha, perpetue seus segredos culinários entre as pessoas que você gosta para que elas sigam fazendo a receita original como a sua

E antes de desejar boas festas, tem aqui neste conteúdo sugestões de preparos caseiros dos principais pratos desta época para você fazer uma ceia mais saudável.

Temos mais um encontro no dia 21/12 e a gente deixa os votos de boas festas para essa data.

 
 

// saindo do forno

🤔 Ceia de Natal é tudo igual?

Como bons defensores das cozinhas regionais, compartilhamos quais pratos estão na mesa dos brasileiros nas ceias. Fartura Brasil

🥜 Como chegamos até os pratos de hoje?

Você sabe porque comemos nozes e castanhas? E a rabanada? De onde são essas influências? Conheça as histórias por trás de cada prato. Uai

🙅 Pro dia seguinte sim, sem desperdício

Faz parte do protocolo natalino voltar no dia 25 para almoçar os pratos servidos na ceia. Muita gente prepara de olho e acerta, porém pode ser arriscado. Veja como calcular exatamente a porção do arroz, do salpicão e outros preparações para não haver desperdício de alimentos. Metrópoles

 

// põe na mesa

O pãozinho francês está caro, então, eu comecei a fazer os pães, biscoitos e bolos em casa. Esta focaccia de azeitonas é fácil de fazer pois não precisa de sova e a fermentação é feita na geladeira enquanto eu durmo. Só preciso rechear com azeitonas verdes e assar!

MAGALI ROSANA MORELLI, São Paulo

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Cereja ou chuchureja?

Você sabe reconhecer uma cereja in natura ou só a conhece no topo dos bolos da vida? É que a indústria utiliza o chuchu, com vários aditivos químicos, e transforma na cereja em calda ultraprocessada que você costuma ver por aí.

A fruta é naturalmente pouco doce e tem um leve azedinho. A casca tem um tom de vermelho escuro bem diferente daquele tom das versões ultraprocessadas.

Ela é a jaca-do-pará

Esse é um dos nomes pelo qual a graviola é conhecida. Você já conhece o suco, o sorvete e a fruta em si, mas já cozinhou pedaços de graviola verde?

Cozida, ela fica muito parecida com um legume. Além disso, a polpa da fruta pode ser batida e transformada em purês para acompanhamento de assados ou grelhados.

📗 Caderno de receitas

Geleia de damasco com laranja
Além de preparar uma versão com açúcar em quantidade moderada, aproveite a proximidade das festas e presenteie alguém querido com um potinho de geleia.

 

Sopa de tomate, pimentão e abobrinha
Os três alimentos estão na época e de quebra integram uma sopa muito saborosa. Apesar de estarmos no verão, a sopa não precisa ser quente, é uma refeição leve e cheia de aroma.

 

Farofa de vagem
Tá chegando a ceia e você quer inovar no preparo da farofa? Faz essa versão, fica bem crocante e com um sabor leve.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA