Está chegando aquele momento tão aguardado durante todo o ano: as festas de fim de ano.
Momento de reunir parentes e amigos, confraternizar e, claro, comer preparações culinárias que só aparecem nesta época do ano.
Faz parte do ritual, do encanto das festas, definir quem vai levar qual prato, planejar a compra dos alimentos, marinar e assar as carnes, receber as pessoas e celebrar as festas.
E por mais que a lista de tarefas pareça extensa, só um preparo caseiro é capaz de arrancar elogios e frases, como: “nossa, o que você colocou aqui? Como você prepara essa farofa? Está uma delícia!”
Tradições, como o nome bem diz, são costumes transferidos de geração para geração.
Aquela sobremesa especial que um tio faz. A mesa de frutas que só a prima sabe preparar e decorar. O arroz e o salpicão que o vizinho da avó - que sempre participa - prepara e tem um sabor único.
Seja qual for o menu de pratos que a sua família prepara, não deixe a indústria do ultraprocessado invadir este lugar e pegar o protagonismo do prato feito por pessoas de verdade com comida de verdade.
A publicidade dessas empresas tenta imitar a tradição natalina oferecendo ultraprocessados que não têm conexão, sabor e história.
A gente sabe que os alimentos estão caros e tem muita gente sem condições financeiras para preparar uma ceia. Para facilitar, unir e tornar as opções mais econômicas para as festas de fim de ano, reservamos algumas dicas.
-
Comece levantando o número de pessoas confirmadas para a ceia. Se for um número alto de pessoas e não existe um combinado sobre divisão de pratos, busque encomendar de pequenas empresas, pessoas que fazem um preparo caseiro, sem utilização de temperos prontos, sem uso de farofas prontas de pacote
-
Se houver a possibilidade, combine qual prato cada um pode levar.
-
Dê preferência por encomendar legumes, frutas, verduras, peixes e carnes de pequenos produtores. Pergunte na feira se o agricultor aceita encomendas, consulte com amigos se existe compra coletiva de alimentos agroecológicos na sua cidade
-
Utilize especiarias e ervas frescas para temperar suas receitas. Nada se compara a um alecrim fresco, por exemplo
-
Água com gás e rodelas de frutas têm um sabor e um frescor incomparáveis e ficam mais baratos do que os refrigerantes e os sucos artificiais. Tente a substituição.
-
Chame todo mundo pra cozinha, perpetue seus segredos culinários entre as pessoas que você gosta para que elas sigam fazendo a receita original como a sua
E antes de desejar boas festas, tem aqui neste conteúdo sugestões de preparos caseiros dos principais pratos desta época para você fazer uma ceia mais saudável.
Temos mais um encontro no dia 21/12 e a gente deixa os votos de boas festas para essa data.
|