Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 23 de Novembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

O que a indústria te conta nos rótulos dos produtos ultraprocessados? Que agora é fit, zero açúcares, menos 40% sódio. Será que é possível acreditar nesse discurso? Para fazer essas afirmações, será que são adicionados outros tipos de ingredientes tão nocivos para a nossa saúde quanto os originais? Fica até o fim que o papo é interessante.

Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os alimentos e bebidas ultraprocessados fabricados a partir de 09 de outubro deste ano com excesso de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio receberão uma lupa indicando: “alto em”.

Muito antes desta determinação, de tempos em tempos a indústria de ultraprocessados chega com uma embalagem nova, repaginada e te fala que aquele produto está mais “saudável”.

Tira um bocado do sódio daqui, adiciona vitaminas dali, troca o açúcar por um adoçante “natural”, e assim por diante.

As reformulações de produtos ultraprocessados sempre existiram, mas será que agora, com essa exigência de mostrar para os consumidores que o produto tem excesso de sódio, açúcares e gordura, a indústria irá modificar para melhor a composição dos alimentos?

Por exemplo, se um produto ultraprocessado deixa de ter aromatizantes, corantes entre outros aditivos e "se torna" um processado, é uma mudança positiva.

Agora, se um produto ultraprocessado diminui a quantidade de açúcares e adiciona edulcorantes, ou seja, adoçantes, só para fugir da lupa, é uma mudança ruim.

E aqui a gente precisa levantar um ponto importante que requer sua atenção. Há ainda um tipo de substância que não será rotulada por meio desta norma: os edulcorantes.

São aditivos utilizados para dar sabor doce aos produtos e substituir o açúcar.

Assim como acontece com o açúcar, sódio e gordura, os edulcorantes também precisam ser consumidos com moderação.

Existem mais de 10 tipos de edulcorantes e de acordo com estudos, o risco do consumo desses aditivos para a saúde humana tem relação com eventos cardiovasculares, diabetes e parto prematuro.

Portanto, precisamos seguir atentos e vigilantes a cada ação da indústria. E o conselho de ouro mesmo é: prefira os alimentos in natura e minimamente processados.

Uma refeição composta por arroz, feijão, legumes e hortaliças não traz nenhuma pegadinha, pelo contrário, é a nossa melhor fonte de nutrientes e representa uma alimentação saudável e sustentável.

 
 

// saindo do forno

HISTÓRICO

🧃 Como essa luta começou?

Em uma edição anterior, contamos como esse trabalho começou - há 8 anos atrás - pelo direito de saber o que comemos. Entenda a importância de abraçar essa causa e fazer melhores escolhas alimentares. Idec

LEIA

🌾 Alimento não é tudo igual

Um grão de arroz não pode ser comparado a uma barrinha de cereal ultraprocessada, pelo fato de serem alimentos muito distintos e não a mesma fonte de nutriente. Entenda a classificação dos alimentos com a NOVA. Idec

ASSISTA

🥘 O que determina a nossa saúde?

A indústria tenta seduzir com a publicidade nas embalagens: “rico em vitaminas X, Y e Z”. Para termos uma alimentação saudável, precisamos desapegar da ideia de “benefício” em ingerir nutrientes sintéticos e ver além. YouTube

 

// põe na mesa

Minha alimentação é base para o meu bem-estar, meu humor, tudo! Quando eu vou cozinhar para mim, me inspiro muito nos pratos de comida que a minha mãe fazia na minha infância e adolescência. É uma forma de matar a saudade e de me manter em equilíbrio, saudável.

É óbvio que aprendi várias receitas novas e procuro incrementar meu cardápio, mas a base são alimentos mais naturais possíveis, de vez em quando entra um industrializado mas não fazem parte da rotina!

GRATIA MEDEIROS, Rio de Janeiro

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Pequena no tamanho, grande no sabor

A amora é uma fruta originária da Ásia que foi introduzida no Brasil no século 19 e se adaptou muito bem ao clima. Você já visitou algum quintal com pé de amora?

A árvore se desenvolve rápido, a fruta é pequenina e tem um sabor exótico, uma mistura perfeita de doce com azedo, nada enjoativo.

Nas pequenas atitudes podemos promover grandes mudanças: troque a geleia e produtos ultraprocessados da fruta por uma muda, que pode facilmente ser cultivada em vasos, e tenha amoras frescas em casa.

Presente de casamento

A cebola era adorada pelos egípcios, considerada um símbolo da eternidade. Já foi usada como moeda para pagamento de aluguel ou ainda como presente de casamento.

E para cortá-las sem chorar, a dica é manter a boca com água enquanto fatia o legume. E fuja do caldo de cebola e na versão congelada e ultraprocessada empanada. Cebola boa e crocante é aquela que vai na salada ou no prato de arroz com feijão.

📗 Caderno de receitas

Tapioca recheada com abacate
Se você ainda não fez essa mistura, não sabe a delícia que está perdendo. Abacate combina muito com especiarias, azeite e uma pitada de sal. Na tapioca fica o contraste do crocante com a pasta da fruta. Muito bom!

 

Sorvete de mamão
Já ouviu falar na possibilidade de usar frutas congeladas para fazer sorvetes super cremosos? Funciona com o mamão também! Fica uma cor linda, um doce super apurado. Só prepare aí e contemple essa maravilha!

 

Rocambole de vegetais
O espinafre é versátil, vai bem cru na salada mas fica per-fei-to em qualquer recheio que você o utilize como uma massa fácil de fazer para colorir a refeição e agradar a família toda.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA