Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 30 de Novembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Se te chamarem para você se engajar com a promoção da saúde coletiva, você participaria? Este ano a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) está completando 10 anos. Vamos contar como ela está presente na sua rotina e como podemos ampliar esse trabalho incrível.

É possível que o termo EAN esteja aparecendo para você pela primeira vez.

Ela é uma política pública que promove, na prática, a adesão autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

É feita por muitas mãos e precisa de cada vez mais participação para melhorar a qualidade de vida da população.

No Dia Mundial da Alimentação falamos sobre a importância de buscarmos opções mais saudáveis e também o quanto o ambiente externo interfere nas nossas escolhas alimentares.

E sobre a influência externa, precisamos contextualizar uma situação muito comum no nosso país.

Quando uma família tem uma renda mínima para adquirir produtos alimentícios e comida, a indústria de ultraprocessados explora suas vulnerabilidades sociais, psicológicas e econômicas, criando ambientes desfavoráveis e indutores de escolhas alimentares não saudáveis e insustentáveis.

Ou seja, o acesso a um alimento saudável fica longe da casa das famílias, mas no mercado da esquina vende macarrão instantâneo, salsicha e empanado de frango.

Além desse fator ambiental, quanto mais se adquire conhecimento e informação, mais você consegue ter a capacidade de fazer suas escolhas e influenciar positivamente quem está à sua volta.

A EAN sugere ações para diversos profissionais que atuam diretamente com a alimentação, mas aponta caminhos para que toda a sociedade participe e fortaleça a cultura alimentar adequada e sustentável brasileira.

Você pode ser um agente de educação alimentar por meio dessas ações:

  • Participar ativamente de oficinas práticas formativas com a temática da alimentação adequada e saudável na sua cidade
  • Participar da formação de grupos de discussão voltados para a família que utilizem abordagens dialógicas e promovam debates e reflexões sobre práticas saudáveis de vida
  • Você é responsável por uma criança? Que tal participar das atividades propostas por professores que mobilizem e envolvam a família dos estudantes, como entrevistas e produção textual para conhecer os hábitos familiares, receitas de família, etc? Leve a sugestão para a escola adotar a medida caso ainda não exista
  • Visite as dependências da escola para conhecer a alimentação escolar, a cozinha, o refeitório e a merendeira da escola, integrando-se com a comunidade escolar
  • Participe da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e das atividades de EAN dentro das escolas e nas iniciativas ofertadas pelo seu município
 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

📄 Conhecendo a EAN na íntegra

Veja como foi a elaboração do Marco de Referência e quais são os princípios e as ações de EAN. Conselho Federal de Nutricionistas

LEIA

😇 Ultraprocessados: nada bonzinhos

Uma tirinha bem didática que exemplifica algumas frases comuns e as verdades, baseadas em estudos científicos, por trás de cada uma. Cátedra Josué de Castro

MATERIAL

🍎 Aplicando a EAN na prática

Receitas, atividades lúdicas e podcasts. Tudo disponível em uma única página para você aplicar a EAN no seu contexto familiar ou profissional. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

 

// cultura alimentar

THAIS SALEMA,

Professora da Escola de Nutrição da UNIRIO. Integrante do CECANE-UNIRIO e do Movimento Comer Pra Quê?

Esse documento é um Marco em vários sentidos. Ele reafirma a importância de processos de construção coletiva no campo das políticas públicas, porque foi elaborado por centenas de mãos em encontros realizados pelo Brasil. Ele contribuiu para uma mudança de paradigma na forma de pensar e agir sobre o universo da alimentação. E nos últimos 10 anos tem sido uma referência para profissionais das áreas da saúde, educação e segurança alimentar e nutricional, que se inspiram em suas concepções e princípios para diálogos e ações mais contextualizadas com as diferentes realidades e práticas da população brasileira.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Repondo líquidos no verão

Vamos combinar que algumas fatias bem geladinhas de melancia saciam e estacam a sede, não é verdade? Mas a fruta é bem perecível, atenção para o armazenamento.

Deixe na parte debaixo da geladeira a quantidade que você vai comer. A outra parte você retira as sementes - que podem ser torradas e batidas para virar farinha - e congela para beber como suco.

Picadinho e armazenado no freezer

O pimentão dura muito mais tempo. Encontrou oferta para levar meia dúzia para casa e não sabe como consumir tantos de uma vez?

Lave-os bem, seque e faça os cortes da sua preferência e guarde em um pote no freezer. Quando for preparar um molho ou ensopado é só pegar algumas colheradas do pimentão congelado e colocar direto na panela, saem fácil.

Tem dúvida na feira sobre como escolher o pimentão certo? Dê preferência para aqueles com casca lustrosa, carnudos e sempre com o cabo verde. Quando não está fresco, sua pele tem aspecto murcho, fica flácida, não tem brilho e a cor é mais pálida.

📗 Caderno de receitas

Salada de pimentão
Salada de pimentão vai bem como acompanhamento para a refeição ou pode ser destaque, por cima de pão ou como opção de molho para um macarrão. É simples e rápido de fazer.

 

Geleia de laranja com tirinhas
Essa opção de preparo da geleia pode ser feita com várias espécies de laranjas, inclusive a pera. Aproveite a casca e prepare essa compota.

 

Ragu de cenoura
Ragu é um tipo de molho italiano e essa versão com cenoura fica incrível, uma explosão de sabores. Não deixe de fazer.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA