É possível que o termo EAN esteja aparecendo para você pela primeira vez.
Ela é uma política pública que promove, na prática, a adesão autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
É feita por muitas mãos e precisa de cada vez mais participação para melhorar a qualidade de vida da população.
No Dia Mundial da Alimentação falamos sobre a importância de buscarmos opções mais saudáveis e também o quanto o ambiente externo interfere nas nossas escolhas alimentares.
E sobre a influência externa, precisamos contextualizar uma situação muito comum no nosso país.
Quando uma família tem uma renda mínima para adquirir produtos alimentícios e comida, a indústria de ultraprocessados explora suas vulnerabilidades sociais, psicológicas e econômicas, criando ambientes desfavoráveis e indutores de escolhas alimentares não saudáveis e insustentáveis.
Ou seja, o acesso a um alimento saudável fica longe da casa das famílias, mas no mercado da esquina vende macarrão instantâneo, salsicha e empanado de frango.
Além desse fator ambiental, quanto mais se adquire conhecimento e informação, mais você consegue ter a capacidade de fazer suas escolhas e influenciar positivamente quem está à sua volta.
A EAN sugere ações para diversos profissionais que atuam diretamente com a alimentação, mas aponta caminhos para que toda a sociedade participe e fortaleça a cultura alimentar adequada e sustentável brasileira.
Você pode ser um agente de educação alimentar por meio dessas ações:
-
Participar ativamente de oficinas práticas formativas com a temática da alimentação adequada e saudável na sua cidade
-
Participar da formação de grupos de discussão voltados para a família que utilizem abordagens dialógicas e promovam debates e reflexões sobre práticas saudáveis de vida
-
Você é responsável por uma criança? Que tal participar das atividades propostas por professores que mobilizem e envolvam a família dos estudantes, como entrevistas e produção textual para conhecer os hábitos familiares, receitas de família, etc? Leve a sugestão para a escola adotar a medida caso ainda não exista
-
Visite as dependências da escola para conhecer a alimentação escolar, a cozinha, o refeitório e a merendeira da escola, integrando-se com a comunidade escolar
-
Participe da elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e das atividades de EAN dentro das escolas e nas iniciativas ofertadas pelo seu município
|