Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 16 de Novembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

É fato que o isolamento social da pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios e um deles foi o primeiro contato de muita gente com a cozinha, com o ato de cozinhar e comprar os alimentos. Teve até a brincadeira dos “chefs da quarentena”. Mas todo adulto, não só por sobrevivência, deveria saber preparar refeições. É sobre isso que vamos conversar hoje. Panela, colher e prato na mão, vai começar o seu processo de autonomia e descoberta com a culinária.

Somos seres em constante aprendizado. Em cada etapa da vida vamos adquirindo novos conhecimentos.

Todo dia é momento para iniciar na cozinha e exercitar o preparo das refeições. É praticando que você fica cada vez melhor.

E se você quer entender afinal o que é habilidade culinária, para o Guia Alimentar brasileiro, significa o conjunto das capacidades necessárias para selecionar, preparar, temperar, cozinhar, combinar e apresentar os alimentos.

Mas não dá pra considerar que pegar uma lasanha ultraprocessada e só colocar no microondas possa ser chamado de habilidade culinária.

E muito menos que é uma habilidade comprar um macarrão instantâneo, ferver a água e adicionar aquele temperinho do mal.

Um exemplo possível é quando você vai à feira, planeja quais alimentos quer comprar, pega as frutas, legumes, hortaliças e especiarias com a mão, observa, sente os aromas e seleciona quais vai levar para casa e como vai consumi-los.

Outro exemplo é ter acabado a batata e você adaptar uma receita, substituindo ela por um outro tubérculo. Pode dar certo? Sim e não. Mas é praticando que você descobre e chega até o momento que sabe em quais receitas trocar a batata por mandioca funciona.

Precisamos levar em conta também que a comida caseira tem relação com a promoção de políticas públicas de alimentação. Por isso é importante que sejam realizados programas de desenvolvimento de habilidades culinárias, promovendo a educação sobre alimentação saudável, e que exista subsídios no preço do gás de cozinha e dos alimentos in natura e minimamente processados, para que comer em casa seja, além de prazeroso, viável financeiramente.

E como prometemos dicas bem práticas para você alcançar autonomia na cozinha, aí vão elas:

  • Nas redes sociais é possível encontrar muito material credível e responsável, com ensinamentos desde o básico "como perder o medo de fritar um ovo", passando por dicas de preparo e cozimento de alimentos, até o passo a passo de receitas mais elaboradas.
  • Acompanhe como os seus colegas e parentes preparam a comida, tire dúvidas, fique por perto, peça para ajudar e receber dicas. Essa troca reforça conexões sociais e memórias afetivas relacionadas à alimentação.
  • Sabia que cozinhar pode ser terapêutico? O ato de cozinhar pode reduzir o seu estresse emocional, ser um meio de ter uma alimentação de qualidade, aliada com momentos de lazer e relaxamento.
  • Não é sobre dar conta de tudo sozinho, mas sim de não terceirizar completamente sua alimentação. É importante ter a capacidade de saber "se virar" e preparar uma comida saudável e caseira, inclusive quando se é responsável por fornecer a alimentação de crianças que estão em desenvolvimento.
 
 

// saindo do forno

DICAS

🍳 3 motivos para se jogar na cozinha

Se você está com a gente na luta contra ultraprocessados vai encontrar aqui, entre outros pontos, o empurrãozinho que falta para aprimorar a habilidade na cozinha e ter uma rotina de alimentação saudável. Panelinha

ASSISTA

📱 Uma conversinha antes de começar

A chef Paola Carosella bate um papo sincero e muito esclarecedor para quem está disposto a cozinhar em casa e não sabe bem por onde começar.YouTube

CURSO

🧑‍ Aliando profissão e a habilidade

Conhece algum jovem interessado em aprender a cozinhar e seguir com essa profissão? Ao longo do ano ficam abertas vagas gratuitas para jovens em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Confira, indique e participe. Gastromotiva

 

// cultura alimentar

ALENE DE GODOY,

professora, geógrafa em formação e camponesa afroecologica

Nas últimas duas décadas o debate público sobre a agroecologia, alimentação digna e saudável, davam seus primeiros passos. Os vários tipos de manejos orgânicos, já muito conhecidos pelos povos originários, ganhavam atenção nas universidades.

O Brasil precisa urgentemente discutir uma nova política de produção de alimentos, o próximo mandatário tem de tratar a miséria na raiz: as grandes fazendas de monocultura.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Símbolo da bondade

Na mitologia grega e em escritos de outros povos a framboesa é associada à bondade. Na Filipinas, por exemplo, penduravam guirlandas nas portas de casa para espantar maus espíritos.

A fruta é originária da Ásia e se adapta bem a climas temperados. Apenas 10% das framboesas comercializadas no Brasil são cultivadas no país. A safra da fruta começou em outubro e vai até janeiro.

Você sabe diferenciar as espécies de banana?

Outro requisito básico para desembolar na cozinha é conhecer as espécies de alimentos. Existem cinco variedades de banana mais populares, são elas: nanica (ou caturra), da terra, ouro, maçã e a banana-prata.

A primeira costuma ter a casca pintada e não tem ponta. É a mais indicada para usar em receitas de bolo, pudim. A sugestão de consumo da banana-da-terra é cozinhá-la primeiro para depois consumi-la É alongada e com uma ponta grande. As bananas ouro e maçã são parecidas visualmente, o que muda é a cor da fruta ao descascar e o sabor. A ouro é bem pequenina e bem amarela. Já a maçã tem a polpa branca, muito macia e exala um cheiro similar ao da maçã.

📗 Caderno de receitas

Banana com paçoca e melado
Pode parecer uma receita trivial, mas o grande trunfo está no fato de tudo ser natural, até mesmo o amendoim triturado. Você pode batê-lo no pilão, igual faz com o alho ou no processador de alimentos. Polvilhe por cima da banana e leve ao forno. Só alimentos in natura podem proporcionar sabores reais.

 

Chips de beterraba
É o tipo de receita introdutória na cozinha e serve para várias ocasiões. Vira um lanche saudável e bem crocante, experimente!

 

Bolinho de tomate
Nível de preparo fácil, dá pra ligar o forno um dia e fazer os três preparos do caderno de hoje numa única vez. Para o meio do bolinho não ficar úmido demais é melhor usar as sementes em outra receita, por exemplo na salada do almoço.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA