Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 19 de Outubro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Já recebeu o conselho para “tomar um chazinho que passa?” Hoje vamos conversar sobre os usos seguros das plantas e seus benefícios para o organismo

Nossa alimentação é repleta de ervas, especiarias e alimentos de origem vegetal, que tem algumas funções além de trazer um sabor diferente para nossa alimentação. 

São alimentos que podem contribuir para um melhor funcionamento do nosso organismo

Quem nunca recebeu conselhos dos mais antigos de chá para melhorar uma dor de cabeça, prisão de ventre e assim por diante? 

Existem muitos alimentos com poder de ação medicinal, que amenizam sintomas e podem ser integrados na rotina alimentar e aos outros tratamentos tradicionais. 

E aqui vale falar de uma diferença básica entre: planta medicinal e fitoterápicos

As plantas medicinais são aquelas usadas na preparação de remédios caseiros

Já os fitoterápicos são medicamentos preparados exclusivamente com matérias primas vegetais e passaram por estudos em laboratório, que atestaram sua eficácia e segurança. 

Eles contêm doses concentradas de algum composto específico das plantas, e geralmente se apresentam em forma de cápsulas ou xaropes, com recomendações de quantidades para consumo na bula. 

Desde 1978, a OMS reconhece e recomenda o uso de plantas com reconhecimento científico para tratamentos. 

Esse conhecimento que chegou até nós pelos nossos antepassados precisa ser passado adiante

Imaginem só, o Brasil é o país com maior diversidade genética vegetal do mundo. Cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350.000 e 550.000 espécies. 

Mas todo cuidado é pouco, algumas plantas podem ser tóxicas e possuem dosagens estipuladas que precisam ser seguidas. 

E para se aprofundar mais no assunto, preparamos um conteúdo completo aqui

 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

🌱 Cultivar plantas e semear cuidados

Melhores condições de vida passam por privilegiar escolhas saudáveis de alimentos que também possuem a função de tratar disfunções no organismo. Esse livro tem o objetivo de guardar o saber popular aliado à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).  Fundação Oswaldo Cruz

DICAS

Aprenda como consumir

Uma rotina aliando plantas como tratamento é importante, desde que feito de maneira segura e essa cartilha auxilia nessa questão. São detalhados processos de produção de fitoterápicos, orientações para consumo e as classificações de chás, entre outros conteúdos valiosos. Anvisa

ASSISTA

👐 A saúde está entre nós

O documentário mostra como as plantas medicinais podem ser trabalhadas contribuindo para a saúde das pessoas, favorecendo comunidades e agregando à economia criativa. YouTube

 

// põe na mesa

Sempre gostei de alimentação vegetariana, e então fiz strogonoff de berinjela pela primeira vez, deu certo e ficou muito gostoso.

Rosana Rodrigues dos Santos, Paraná

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Alimento que alegra

Esse é o significado no tupi-guarani da fruta baru ou cumbaru. Natural do bioma do cerrado, a árvore é bem densa, e o fruto é protegido por uma casca dura e, no interior, encontra-se uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim. 

A semente de baru fornece inúmeros preparos culinários, como polpas de fruta, óleos, farinha, manteiga e tortas. Também são atribuídas ao óleo de baru propriedades medicinais anti-reumáticas.

Frescor, aroma e proteção

A hortelã agrada o paladar da maioria por conta do sabor e aroma, mas ela tem mais benefícios do que estes. Ela é considerada uma planta medicinal com propriedades analgésicas, digestivas e antigripais.

No Brasil, o mais comum é chamarmos de hortelã as variações da Mentha piperita. A hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

📗 Caderno de receitas

Creme de baru com mandioca e rapadura
Além de uma aula de extração e manejo você de quebra aprende o preparo de receitas que levam baru e possuem um sabor muito original. Experimente.

 

Bolo de hortelã com castanha do pará
Uma massa fresca e com textura crocante, essa é a sensação ao experimentar esse bolo. Todo mundo vai gostar, prepare aí.

 

Espaguete com cogumelos
Permita e use o aproveitamento integral dos alimentos. O prato vai muito bem com as ramas da cenoura ou beterraba, o orégano fresco e os cogumelos. A espécie que tiver na feira. Uma bandeja costuma render bem, teste em casa.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA