Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 12 de Outubro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação e a gente quer saber: você presta atenção nas suas escolhas alimentares? Consegue buscar opções saudáveis ou segue o fluxo do consumo de ultraprocessado? Vamos falar sobre a interferência do ambiente na alimentação e os meios para mudar esse cenário e fazer escolhas mais conscientes.

O que te impede e o que facilita que sua alimentação seja mais saudável?

Já olhou à sua volta, naquele momento que bate uma fome na rua, o que tem disponível para você comer?

Existem quitandas com alimentos frescos ou comércios com embalagens coloridas repletas de ultraprocessados?

Essa é a principal reflexão que queremos levantar em você esta semana com a chegada do Dia Mundial da Alimentação.

Ele foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1945, mas é uma data atual e traz uma pauta importante de debate.

Essa comemoração não visa apenas lembrar a importância dos alimentos para todas as pessoas do planeta, mas sim demarcar a luta para garantir segurança alimentar e nutricional em todo o mundo.

O sistema alimentar atual - que vai desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo - favorece o cultivo de monocultura de soja e trigo, com plantações repletas de veneno.

E as grandes redes que distribuem alimentos ofertam o mesmo leque de produtos: refrigerantes, guloseimas, biscoitos, pratos congelados e uma infinidade de outros ultraprocessados, todos sempre acompanhados de muita publicidade e promoções.

E aí fica a pergunta no ar: como fazer boas escolhas em um ambiente alimentar que incentiva o consumo de ultraprocessados e propicia o aumento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, entre outras?

Uma alimentação adequada, segura e sustentável para todas as pessoas começa com:

  • Usar como base as recomendações do Guia Alimentar
  • Cobrar por políticas públicas que garantam segurança alimentar e nutricional
  • A desoneração dos itens da cesta básica, ou seja, a retirada dos tributos fiscais de alimentos como o feijão, arroz, carne, leite para garantir segurança alimentar com quantidade, qualidade e preços baixos para a alimentação da população brasileira
  • Fim dos incentivos fiscais às bebidas açucaradas e ultraprocessados e criação de uma política fiscal para bebidas adoçadas, ultraprocessados e agrotóxicos
  • Refeições fora de casa? Priorize restaurantes populares e cozinhas comunitárias com refeições equilibradas e valores acessíveis
  • Procure se há na sua cidade alguma iniciativa de compra coletiva direto com pequenos produtores rurais.
  • Use o Mapa de Feiras Orgânicas. Lá você encontra a feira com alimentos orgânicos e agroecológicos mais perto de você.
  • Que tal requerer junto às autoridades municipais a implementação de projetos de agricultura urbana para estimular a produção orgânica de alimentos em áreas ociosas da sua cidade?

Estamos aqui para te ajudar a fazer escolhas melhores e lembrar que existem espaços favoráveis para consumirmos alimentos saudáveis. Nós queremos aproximar esses espaços de você e por isso trouxemos uma novidade!

O Mapa de Feiras Orgânicas do Idec foi reformulado e está mais interativo para que você, consumidor e consumidora, tenha maior disponibilidade, variedade e qualidade de alimentos saudáveis, além de apoiar quem trabalha com orgânicos e a agroecologia.

 
 

// saindo do forno

PARTICIPE

🌽 Oficina de aproveitamento integral

E para quem mora na capital do RJ no dia 16 de outubro, entre às 10h e 12h, acontecerá a oficina "Aproveitando os alimentos até o talo com Regina Tchelly”, na Feira da Glória. Ainda no domingo, às 19h30, o Cristo Redentor receberá uma iluminação especial em celebração ao Dia Mundial da Alimentação 2022. ONU

OUÇA

🌭 A comida ao redor

O episódio traz um panorama claro do que são desertos e pântanos alimentares, como eles surgem na ausência do Estado em permitir que a indústria de ultraprocessados dite o ritmo e tipo de alimentação da população e o que gestores públicos e nós podemos fazer para mudar esse quadro. Joio e o Trigo

LEIA

🧑‍🌾 Promovendo a mudança no entorno

Já sabemos que o ambiente alimentar é um facilitador para escolhas saudáveis e sustentáveis. Por isso, a publicação oferece exemplos de estratégias que podem ser usadas na promoção da saúde para a população. NUPENS

ASSISTA

🥦 Comida que alimenta

Comida que realmente alimenta é aquela que promove produção de alimentos sem veneno, em equilíbrio com a natureza e acessível para todas as pessoas. A animação apresenta os caminhos possíveis e a importância de apoiarmos a agroecologia e o pequeno produtor. Sabiá Centro

 

// cultura alimentar

BIA GOLL,

eco cozinheira e permacultura @casabotanicanacidade

Faz tempo que nos afastaram da produção da nossa própria comida. Desde o cultivo no canteiro e reconhecimento das plantas nas matas, até a produção na cozinha.

É importante resgatarmos o ato de comer plantas regionais, assim, quando passearmos pelas ruas, poderemos colher parte da nossa alimentação em jardins comestíveis espalhados por todos os lugares, com comida orgânica e acessível para todos!

 

Alô, freguesia! Está no ar o novo Mapa de Feiras Orgânicas do Idec!

A edição de hoje está diferente para te mostrar essa novidade!

A ferramenta queridinha dos brasileiros e brasileiras para encontrar alimentos orgânicos e agroecológicos, e que já foi até premiada pela OMS, ganhou uma nova versão mais moderna, organizada e acessível.

ACESSE O NOVO MAPA DE FEIRAS

Além das mais de mil iniciativas pelo Brasil todo que o Mapa de Feiras traz, tem outras funcionalidades para você aproveitar:

Biblioteca do Mapa das Feiras Orgânicas
Um acervo de conteúdos para aprender mais sobre os orgânicos, a agroecologia e a agrofloresta.

 

Receitas
Essas nos acompanham em todas as edições com propostas de pratos com alimentos da safra, agora você pode filtrar por alimento e tipo de receita.

 

Conhece alguma iniciativa?
Cadastre-se! Vamos ampliar o acesso de comida sem veneno e mais saúde para as pessoas e ainda contribuir com a produção sustentável.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA