Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 5 de Outubro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Anunciamos meses atrás que neste 09 de outubro entrará em vigor a nova rotulagem frontal nas embalagens de alimentos e bebidas. Elas passam a conter um alerta sobre o excesso de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio na composição dos produtos. E hoje vamos falar o porquê esses ingredientes acima podem ser prejudiciais e o quanto a medida, apesar de simples, é uma proteção à saúde da população.

Você entende com clareza o que tem nos produtos ultraprocessados disponíveis nas prateleiras dos supermercados? 

Para a indústria do ultraprocessado criar um produto com sabor, aroma, aparência e textura atrativos é necessário o uso de muitas substâncias, como aditivos alimentares, açúcares, gorduras e sódio. 

Só que nem sempre eles aparecem claramente com esse nome na lista de ingredientes, muitas vezes utilizam sinônimos, e podem surgir algumas dúvidas em relação a sua quantidade. 

Será que a gente sabe o impacto disso no organismo

Por isso, a nova rotulagem visa melhorar o acesso à informação nutricional, para que você tenha clareza do excesso de certos e ingredientes e consiga fazer melhores escolhas. 

Vamos aos fatos: por que o excesso de açúcar, gordura e sódio é prejudicial

Qual o impacto do consumo desses ingredientes em excesso? 

Gordura, sódio e açúcar são produtos alimentícios que possuem evidências científicas que causam malefícios para a nossa saúde

Eles estão relacionados com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras. Vamos aprofundar nessa questão nas próximas edições. 

Portanto, faltam poucos dias para que a medida finalmente entre em vigor após oito anos de intenso trabalho e pressão para aprimorar a norma de rotulagem nutricional de alimentos embalados junto à Anvisa. 

É um direito seu saber o que está comendo e se há excesso de determinados componentes nos produtos ultraprocessados. 

Novos produtos já apresentarão esse alerta na parte da frente do rótulo, e aqueles com fabricação anterior a 09 de outubro terão um prazo para adaptarem as embalagens. 

Temos uma grande expectativa que os hábitos alimentares da população melhorem e os alimentos in natura sejam priorizados aos ultraprocessados. 

Leia o especial do “De olho nos rótulos” e prepare-se para decifrar as embalagens no supermercado. 

 
 

// saindo do forno

ALERTA

🍬 O que causa o açúcar que você não vê

Pode até ter menos açúcar servido à mesa, no café, no suco preparado em casa, porém os ultraprocessados estão lotados deles e o excesso do consumo tem relação com vários problemas de saúde. Idec

ATENÇÃO

🧂 Reduz o sódio!

Aqui fica o mesmo alerta. O teor de sódio de alguns produtos ultraprocessados é muito alto, um macarrão instantâneo, por exemplo, pode conter 87% da recomendação da OMS de consumo de sódio diário. Quando cozinhamos o nosso alimento temos a autonomia de controlar a quantidade de sal que colocamos desde que não sejam utilizados temperos prontos. As ervas e especiarias nos ajudam a reduzir a quantidade de sal nas preparações culinárias. Esse especial explica melhor essa história. Idec

CHECAGEM

🔍 Mitos e verdades dos rótulos

Quer dizer que se está escrito “zero gordura trans'' é um produto seguro para o consumo? Mesmo que em pouca quantidade, a gordura trans pode estar na composição por conta da margem de tolerância aceita pela Anvisa. Entenda esse e outros fatores a respeito dos rótulos. Alimentando Políticas

 

// põe na mesa

Aqui no Parque das Aves, temos a "Segunda-feira sem carne", que usamos para tentar inserir mais vegetais, principalmente PANCs, em nossa alimentação. Esse prato é a torta de peixinho-da-horta, servido com salada de várias PANCs, incluindo flores. A proposta tem dado muito certo, e hoje compartilhamos nossos pratos também com nossos visitantes

Melissa Correa, Paraná

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Fruta do cheiro agradável

Tá na Mesa também é cultura originária e esse é o significado em tupi da fruta i'bá ka'ti, ou abacaxi. 

De fato, quando doce, o abacaxi é bem aromático. Já fez chá da casca do abacaxi? Quando levanta fervura a cozinha fica perfumada. Aqui não precisa adoçar, fica naturalmente no ponto.

Consuma primeiro o chá, se achar que a fruta picada na geladeira não será consumida em menos de 1 semana, congele uma porção.

Suculenta, tropical e universal

Data-se que a manga é cultivada na Índia há mais de 5 mil anos. Existem inúmeras espécies, com cascas mais amarelas, verdes ou vermelhas. Algumas são mais cremosas, outras doces, cítricas e até picantes.

Aproveite a estação da manga e se levar algumas para casa, mantenha refrigerada ou fatie e congele para preservar a fruta por mais tempo.

📗 Caderno de receitas

Com a mudança da rotulagem, que tal substituir alimentos ultraprocessados por versões mais saudáveis? As receitas desta edição trazem soluções práticas para evitar o excesso de gorduras, sódio e açúcar.

Biscoito doce simples
Dê um chega pra lá no biscoito recheado de chocolate ultraprocessado e lotado de açúcar. Essa versão fica crocante e muito perfumada e pode ser aprimorada com castanhas. Asse uma fornada e conserve na geladeira. Para recuperar a crocância, alguns minutos na frigideira ou no microondas.

 

Chocolate gelado
Já reparou que os achocolatados ultraprocessados possuem uma grande quantidade de açúcar adicionado? Que tal preparar versões mais saudáveis, reduzindo aos poucos a quantidade de açúcar.

 

Manteiga caseira
Margarina não tá com nada! Repleta de gordura trans e sódio, saiba que a manteiga caseira está mais perto de você do que imagina. Prepare e veja a diferença de sabor e a vantagem para a sua saúde.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA