Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 28 de Setembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

As praças do seu bairro, o jardim do seu prédio ou de onde você trabalha são de comer? Por que ainda não são? Que tal aliarmos a estética e o paisagismo desses espaços com hortas e possibilidades de cultivos de alimentos?

A crise climática tem nos desafiado a refletir hábitos e aplicar mudanças na nossa rotina. 

Temos hoje um sistema de produção de alimentos focado em cultivos de monoculturas tratadas com veneno

Que adoecem o planeta, pessoas e devastam o meio ambiente. O ciclo de produção de alimentos está ameaçado, isso já sabemos. 

Mas hoje é dia de falarmos de estratégias positivas e, sobretudo, possíveis de construirmos.

Os jardins comestíveis são uma proposta de contato com a terra dentro da cidade gerando alimentos agroecológicos para você e para pessoas do seu entorno.

Imagine só que legal aproveitar essa decoração para não só enfeitar um ambiente, mas para garantir o almoço ou até uma bebida

Essas paisagens alimentares podem também contribuir para a solução de vários desafios urbanos, como por exemplo, facilitar o acesso aos alimentos in natura. 

Outra vantagem é a troca de conhecimento e o sentimento de comunidade em construir coletivamente um espaço de cultivo. 

É possível construir esses jardins comestíveis em canteiros de prédio, nas áreas de convivência da empresa, nas praças e áreas públicas do seu bairro. 

Confira dicas importantes para iniciar espaços produtivos alimentares:

  • Estude a terra onde será aplicado o projeto: é uma área inclinada, térrea?
  • É preciso fazer um tratamento prévio do solo? A maioria das cidades conta hoje com projetos municipais compostos por pessoas agrofloresteiras que auxiliam nessa etapa de preparo do solo
  • Que tal colocar sua ancestralidade em prática descobrindo a posição do sol ao longo do dia e do ano? A quantidade de luminosidade e luz direta influencia diretamente no crescimento dos vegetais
  • Pesquise as espécies que vão ocupar o espaço escolhido. Árvores crescem, podem encostar em fios, desenvolver raízes profundas que chegam nos encanamentos. Mas não é um bicho de sete cabeças. Nisso, os coletivos de agroecologia e o município podem auxiliar
  • Escolha espécies de diferentes estações. Sempre destacamos alimentos do mês, seu jardim pode ter um rodízio de alimentos o ano todo com essa pesquisa prévia
  • A desculpa de falta de espaço não cola mais. Para quem mora em apartamento existem soluções verticais, hortinhas planejadas em cima da geladeira, numa mesa de centro. Existem várias plantas que se desenvolvem bem em vasos pequenos, além de existir a área comum do prédio como possibilidade de cultivo coletivo
 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

🌿 Matos de comer

A publicação reforça a preservação do saber popular sobre plantas que as gerações passadas comiam e precisamos resgatar. Veja como é simples e gratuito ter verde de qualidade direto da terra pro prato. Centro de Tecnologias Alternativas Zona da Mata

DOWNLOAD 2

🪴 Plantando saúde, colhendo felicidade

Quer um caso de sucesso na construção de um jardim comestível? Os alunos da Unesp, junto com os moradores do bairro Jardim Santa Elisa, na cidade de Botucatu/SP, construíram esse espaço produtivo e essa experiência está registrada na cartilha, junto com outras dicas. Universidade Estadual Paulista

ASSISTA

🥗 Você colhe e come, pega e coloca no prato

De tanto que a pandemia nos tirou, os canteiros produtivos, além de fornecer alimento, são espaços de integração social e bem-estar. A palestra apresenta os benefícios e as possibilidades de construções desses jardins. YouTube

 

// põe na mesa

Para mim, existe um ritual muito especial em volta do ato de comer. Eu gosto de planejar o que vou comprar. Selecionar os legumes, guardá-los, preparar a minha comida e fazer uma bela apresentação. Me orgulho dos meus pratos, ficam bonitos e estimulam o apetite.

Amilton Santana, Bahia

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Frutas em botão

Vê se não faz todo sentido? Essa é a tradução da palavra em tupi iapoti kaba, nome originário da querida jabuticaba, que não veio traduzida de nenhum outro país, é natural da nossa terra.

É em Minas, mais precisamente em Sabará, que ela é reverenciada. Anualmente, a cidade faz um festival gastronômico com vários preparos diferentes da fruta, além de baldes dela fresquinha para você saborear.

Um tiquinho de cada um

O chuchu é um legume que pertence à mesma família da abóbora, pepino e melão. E tem um formato parecido com o de uma pera, porém mais alongado, concorda?

A casca pode ser lisa ou com pequenos espinhos e a cor varia do branco ao verde bem escuro. É tão versátil e saboroso! Sem graça é quem não se aventura em inventar receitas com o chuchu.

📗 Caderno de receitas

Bolo de jabuticaba
Se tem muitas no quintal ou você ganhou de alguém, prepare um bolo! Fica com uma cor linda e super macio. Ah, e a semente não amarga a receita.

 

Espaguete com abobrinha e hortelã
Essa receita prova por a+b como é possível comer bem e rápido, sem precisar de ultraprocessados. E mais, a combinação de sabores aguça o paladar, te tira do lugar comum. Vale a pena preparar essa versão e criar outras também.

 

Broto de almeirão com farelo de pão
É uma receita simples de mistura e junto vem o depoimento de quem aproveitou o almeirão do próprio canteiro, além de não descartar aquele pão adormecido que está em casa. Vamos enxergar mais possibilidades de comida ao nosso redor?

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA