Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 21 de Setembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Nossa viagem hoje vai percorrer a história, os hábitos e alimentação dos caiçaras, povo tradicional que ainda habita do litoral sul do Rio de Janeiro até o Paraná. Vamos entender como as fronteiras naturais do mar e da serra definiram o modo de viver dessa população.

Você conhece as histórias e os antepassados de quem nasceu e vive no Litoral Sul e Sudeste do Brasil?

Segundo os registros históricos, estima-se que os primeiros filhos mestiços nascidos em solo brasileiro, foram os caiçaras.

Famílias que acumulavam a influência marcante das culturas indígenas litorâneas misturadas à cultura de Portugal.

Os caiçaras formaram comunidades e viviam isolados entre a serra e o mar e viviam de cultivos de mandioca, arroz, feijão, milho, batata doce, abóbora, café e cana-de-açúcar.

Caiçara é uma palavra de origem tupi. Kaai’sa pode significar “cerca de ramos” entre outros significados de acordo com a região, mas todos relacionados com o uso de varas e cerca.

Mas caiçara também foi incorporada no popular como identidade do povo que tem hoje representantes empenhados em resgatar sua cultura e seus ingredientes, como você verá logo abaixo.

Os preparos culinários eram comidos com as mãos, não haviam talheres.

Aqueles que pescavam, tinham o hábito de levar um fogareiro consigo, pegavam o marisco fresco e cozinhavam junto com o arroz e usavam a concha como uma espécie de colher para comer o arroz de marisco.

O sabor que realça os pratos da culinária caiçara misturam as tradições indígena e portuguesa.

São usados muito: coentro, alfavaca, pimenta, pimentão, cebola, cebolinha, alho, cheiro verde, limão galego e limão rosa. Uma comida com pouco sal, para não perder o sabor característico.

Para a conservação do alimento o caiçara ainda usa técnicas antigas, que foram passadas de gerações em gerações. O peixe ou a caça pode ser seco ao sol estendido no varal, salgado, defumado ou envolvido em banha.

E quando a pesca era farta? Eram comemoradas com fandango, um estilo folclórico tipicamente caiçara, à moda de com viola, rabeca e pandeiro tocada em rodas feitas nas casas.

E se faltava algo em casa, por meio do escambo as famílias trocavam alimentos entre si ou em outros vilarejos para suprir as necessidades.

A vida era simples, mas repleta de união. Contamos aqui mais sobre quem era o caiçara e quais são os pratos típicos desse povo.

 
 

// saindo do forno

ASSISTA

🌿 Descoberta de sabores

Nascida e criada em Paraty/RJ, Angeli faz temperos naturais com as ervas que colhe em seu sítio. Um deles, chama-se tempero caiçara, em homenagem às suas origens. YouTube

CONHEÇA

🍵 Muito aroma e história

Buscando contemplar cada trecho onde viviam as comunidades caiçaras, conhecemos o Barreado, um prato típico no litoral paranaense. JB Litoral

RECEITA

🍌 Banana não é apenas sobremesa

Para os caiçaras do litoral paulista, não pode faltar um peixe azul marinho à mesa. O caldo é azul mesmo, resultado de uma reação química entre a banana verde e a panela de ferro. YouTube

 

// cultura alimentar

EUDES ASSIS,

chef de cozinha @chefeudes

Durante o estágio em um restaurante em Lyon, na França, morei na casa de um amigo e presenciei uma briga calorosa entre professores sobre a identidade e pertencimento de determinados alimentos e suas cidades de origem. Percebi que ninguém brigava pelas comidas do Litoral, pela cozinha caiçara. Quando eu era criança não gostava de ser chamado de caiçara, porque eu achava que era algo pejorativo. Foi nesse dia da discussão que entendi que eu deveria brigar pela minha identidade e hoje eu quero levantar a bandeira: sou caiçara com orgulho!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Arroz e feijão do Norte

É a dupla composta pelo açaí com farinha de mandioca que, juntos a outros alimentos, fornecem uma refeição equilibrada para os paraenses. De gosto terroso e com uma aparência que lembra um mirtilo ou jabuticaba, o açaí é um caroço bem difícil de mastigar.

Por isso é batido ou amassado no pilão até formar uma pasta, servindo de prato principal, suco até a sobremesa. Essa última é a versão mais conhecida pelo restante do país, que não aderiu a comer camarão com farinha e açaí.

Da abóbora faz melão….

É do refrão da cantiga popular que perguntamos: você sabe se a abóbora está no ponto certo para levar pra casa? Existem dicas simples para você aplicar na próxima ida à feira.

Independente da espécie de abóbora, ela deve estar com a casca lisa, sem manchas, rachaduras e brilho. Se estiver brilhosa, foi colhida antes da hora. Quanto mais opaca, melhor.

📗 Caderno de receitas

Pão de açaí
Gosta de pães e de variar, essa receita é bem legal. Com poucos ingredientes e as pausas de descanso para a massa, bastam 20 minutos no forno para ter lindos pãezinhos marrons arroxeados.

 

Quibe de abóbora com ricota
É mais um curinga da cozinha onde você pode montar variações da receita. Com as especiarias fica com um sabor bem suave, com textura macia por dentro e crocante por fora.

 

Panqueca de espinafre
Com polvilho e espinafre cozido você tem uma massa com um verde bem vivo para rechear com várias possibilidades.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA