Você conhece as histórias e os antepassados de quem nasceu e vive no Litoral Sul e Sudeste do Brasil?
Segundo os registros históricos, estima-se que os primeiros filhos mestiços nascidos em solo brasileiro, foram os caiçaras.
Famílias que acumulavam a influência marcante das culturas indígenas litorâneas misturadas à cultura de Portugal.
Os caiçaras formaram comunidades e viviam isolados entre a serra e o mar e viviam de cultivos de mandioca, arroz, feijão, milho, batata doce, abóbora, café e cana-de-açúcar.
Caiçara é uma palavra de origem tupi. Kaai’sa pode significar “cerca de ramos” entre outros significados de acordo com a região, mas todos relacionados com o uso de varas e cerca.
Mas caiçara também foi incorporada no popular como identidade do povo que tem hoje representantes empenhados em resgatar sua cultura e seus ingredientes, como você verá logo abaixo.
Os preparos culinários eram comidos com as mãos, não haviam talheres.
Aqueles que pescavam, tinham o hábito de levar um fogareiro consigo, pegavam o marisco fresco e cozinhavam junto com o arroz e usavam a concha como uma espécie de colher para comer o arroz de marisco.
O sabor que realça os pratos da culinária caiçara misturam as tradições indígena e portuguesa.
São usados muito: coentro, alfavaca, pimenta, pimentão, cebola, cebolinha, alho, cheiro verde, limão galego e limão rosa. Uma comida com pouco sal, para não perder o sabor característico.
Para a conservação do alimento o caiçara ainda usa técnicas antigas, que foram passadas de gerações em gerações. O peixe ou a caça pode ser seco ao sol estendido no varal, salgado, defumado ou envolvido em banha.
E quando a pesca era farta? Eram comemoradas com fandango, um estilo folclórico tipicamente caiçara, à moda de com viola, rabeca e pandeiro tocada em rodas feitas nas casas.
E se faltava algo em casa, por meio do escambo as famílias trocavam alimentos entre si ou em outros vilarejos para suprir as necessidades.
A vida era simples, mas repleta de união. Contamos aqui mais sobre quem era o caiçara e quais são os pratos típicos desse povo.
|