Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 14 de Setembro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Faltam poucos dias para irmos às urnas decidir o futuro do país. E sim, você está na newsletter certa! É o processo eleitoral que pode garantir a eleição de representantes engajados com políticas públicas para uma alimentação adequada e saudável a todas e todos os brasileiros.

Você deve estar se perguntando o que política tem a ver com o que comemos. Para isso, vamos resgatar um dado recente para iniciar essa reflexão.

A alimentação adequada é um direito humano básico previsto na Constituição Federal.

Mas esse direito não está ao alcance de todos. A Rede PENSSAN divulgou em junho deste ano o resultado do 2° Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar.

A pesquisa constatou que 33 milhões de pessoas estão em situação de fome em um país com tanto alimento e diversidade. A fome é urgente! Mas, nossos problemas não estão restritos a ela.

A inflação vem atingindo de forma direta o preço da comida, sendo que os alimentos in natura foram os que mais sofreram aumento, de acordo com dados divulgados pelo IBGE em junho de 2022 com base no IPCA 15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15).

Com alimentos frescos cada vez mais caros, a população mais vulnerável é empurrada para a compra de produtos ultraprocessados, que são hipercalóricos e pouco nutritivos, contribuindo para o aumento dos índices de sobrepeso e obesidade que vêm se intensificando nos últimos anos.

Nosso objetivo é contribuir para a reconstrução de um Brasil sem fome! Brasileiros e brasileiras devem ter acesso à alimentação adequada, conforme previsto na nossa Constituição Federal.

Queremos também incentivar e fortalecer nossa cultura alimentar. Nossa luta é para que o direito humano à alimentação adequada seja prioridade absoluta nas políticas públicas.

Mas será possível através de uma escolha individual proporcionar bem estar coletivo?

Sim! Cobre, questione e pesquise se quem você vota se compromete com a segurança alimentar e nutricional.

Para te ajudar a identificar esse compromisso, aqui vão quatro grandes eixos das propostas da Aliança para as eleições de 2022:

  • Promoção, proteção e apoio à amamentação e à alimentação complementar saudável nos primeiros anos de vida;
  • Implementação de medidas regulatórias, incluindo fiscais, que desestimulem o consumo de alimentos não saudáveis para possibilitar escolhas e práticas alimentares saudáveis pela população;
  • Incentivos e apoio à produção e comercialização local e à democratização do acesso a alimentos adequados e saudáveis, priorizando a agricultura familiar e a produção de base agroecológica como instrumentos para combate à fome no Brasil;
  • Garantia do acesso à água como direito humano e bem comum com proteção do meio ambiente.

As candidaturas brasileiras precisam garantir comprometimento com esses eixos. Clique aqui e conheça a carta de propostas na íntegra.

Conheça, envolva-se e vem com a gente lutar por um Brasil mais justo.

Bom voto!

 
 

// saindo do forno

ANÁLISE

🤔 Quanto custa não enfrentar o problema?

O quanto pode ser mais caro pro país não adotar ações efetivas para combater a fome e promover a soberania alimentar e quais são as possibilidades de políticas públicas para combater os grandes problemas. Jornal da USP

COMPROMISSO

🤝 Relações de consumo mais justas

Preparamos um manifesto para cobrar das autoridades o compromisso com a garantia de direitos fundamentais para nossa sobrevivência através do consumo de bens e serviços. Idec

DOCUMENTO

🗳️ O voto define o futuro

O meio ambiente e os sistemas alimentares sustentáveis precisam ser promessa de campanha e uma realidade de atuação política das cidades e estados brasileiros. Agroecologia nas Eleições é uma carta-compromisso para que candidatos (as) tornem efetivas as proposições do documento. ANA

ESCOLA

📝 Alimentação escolar também é pauta

Podemos contribuir e cobrar que os representantes políticos estejam engajados com a alimentação de crianças e adolescentes da rede pública brasileira. Acesse, leia e cobre comprometimento do seu (a) candidato (a). ÔAÊ

 

// põe na mesa

Comida tradicional e o mais simples possível, evitando os processados.

JAINE DE FÁTIMA DOS SANTOS, Minas Gerais

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Citado na Bíblia

O melão é consumido pelos humanos há tanto tempo que até na Bíblia existem menções sobre a fruta. Apesar de universal, por aqui só temos 6 espécies de melão.

Entre as variedades, o melão amarelo é o mais popular no Brasil. Além da polpa, também é possível torrar e salgar as sementes para comê-las ou utilizar sua casca no preparo de saborosas receitas, como geleias.

Versatilidade é com ela mesma

Para além do refogado e da versão crua, quais outros preparos você faz com a couve?

Explore jeitos diferentes de comer um mesmo alimento. Ela vai bem no suco, salada, na sopa em forma de charuto recheada por dentro, e quantas outras formas sua imaginação permitir.

Preparar de jeitos diferentes quebra a monotonia e aumenta o repertório de preparos.

📗 Caderno de receitas

Geléia de casca de melão
Se a fruta já é uma delícia, imagina só ter uma geléia super saborosa feita com a casca. Por aqui defendemos o aproveitamento integral dos alimentos, prepara que vai ser sucesso.

 

Palmito de mandioca
Preparar as tiras de mandioca para usar no lugar do palmito pode ser uma alternativa sustentável, econômica além de apetitosa para incrementar várias receitas em casa.

 

Suco de limão com couve
A couve não interfere no sabor do limão, só deixa o suco com um verde bem vivo. A receita sugere espremer primeiro o suco do limão para juntar com a couve mas você também pode bater o limão com casca, o suco fica muito bom.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA