Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 26 de Outubro de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Outubro é o mês em que a rotulagem frontal das embalagens de alimentos e bebidas entrou em vigor no Brasil e hoje vamos falar sobre como a medida trouxe benefícios para populações de outros países que já aplicaram esse tipo de rotulagem. Alerta de spoiler: pesquisas mostraram que os produtos com advertência na embalagem foram menos consumidos.

Já parou para pensar qual seria a sua reação ao ver um produto com alerta de “alto em” na prateleira do mercado? 

Você seria capaz de rever suas escolhas alimentares diante dessa informação? 

Os alimentos processados e ultraprocessados com fabricação a partir deste mês receberão a rotulagem frontal com alerta de “alto em” açúcar adicionado, gordura saturada e sódio, quando ultrapassar a quantidade estabelecida pela Anvisa. 

Nós do Idec comemoramos esta medida, pois além de melhorar a qualidade da informação nutricional, ela vai contribuir para que a população brasileira faça escolhas alimentares mais conscientes

Isso é o que nos apontam os estudos aplicados nos países que já adotaram a rotulagem frontal antes de nós, como o Chile, Peru, México, Uruguai e Argentina. 

Os últimos oito anos foram de intenso trabalho e pressão para aprimorar a norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados junto à Anvisa. 

Usamos como referências os casos de sucesso do Chile. Segundo um estudo chileno, comparando o período anterior à legislação da rotulagem e após a implementação, houve uma queda no consumo de ultraprocessados: 23,8% “alto em” calorias; 36,7% de “alto em” sódio; 26,7% de “alto em” açúcar. 

Já no México, uma análise feita em 2020 prevê que cinco anos após a implementação no país haverá uma redução de 1,68 kg e 4,98 pontos percentuais na obesidade (14,7%, em relação à linha de base), o que se traduz em uma redução de 1,3 milhão de casos de obesidade e uma redução de US$ 1,8 bilhão em custos diretos e indiretos com a saúde pública. 

Essas são algumas das várias experiências bem sucedidas na América Latina, que reforçam os benefícios da rotulagem nutricional frontal e a gente quer que isso aconteça por aqui também. 

Abaixo é possível conferir que existe alerta na rotulagem frontal no mundo todo, mas aqui na América Latina, o alerta é também sobre os ingredientes críticos e a importância de evitar o consumo do açúcar, gordura saturada e sódio. 

Mas nós vamos acompanhar, medir e avaliar se a nova norma de rotulagem nutricional, de modelo “alto em”, vai ajudar a população a fazer escolhas mais conscientes. 

E te convidamos a esse exercício de analisar as embalagens no mercado, ler os rótulos e reduzir o consumo de ultraprocessados, principalmente daqueles com lupa no painel frontal. A nossa saúde agradece. 

 
 

// saindo do forno

ANÁLISE

👍 A rotulagem frontal é eficaz

E pode contribuir para a qualidade de vida da população. Parte do time Idec escreveu esse artigo contando a trajetória da rotulagem e o quanto ela é eficaz com dados científicos de outros países e análises da OMS. Carta Capital

PARTICIPE

🛒 Você decide a alimentação da casa?

Então contribua com a pesquisa brasileira contando as escolhas e hábitos alimentares na sua casa. É um formulário on-line, livre adesão e com potencial de mostrar fatos muito importantes sobre a nossa alimentação. UNIFESP

ASSISTA

🍲 Alimentação saudável não é coisa do passado

Se no tempo das avós a alimentação era caseira, ela ainda pode ser assim para garantirmos saúde e prevenirmos doenças. Vídeo curto com 10 passos para você implementar simples e bons hábitos na sua rotina. YouTube

 

// cultura alimentar

Ana Paula Bortoletto

Pesquisadora do Nupens/USP

É incrível observar a América Latina como a região do mundo líder no avanço de políticas públicas sobre alimentação saudável. No Chile temos ótimos resultados, com o uso dos alertas para fazer escolhas mais saudáveis e a redução do consumo de produtos ultraprocessados. No México, as projeções de redução da obesidade com a rotulagem de advertências são muito promissoras. O Brasil tem potencial enorme de avanço na rotulagem, espero que a implementação seja rápida e que acompanhe uma avaliação que sirva para melhorar a norma.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

“Isso é mamão com açúcar”

A expressão popular é sinônimo de algo fácil de fazer. Mas por favor, sem excessos, nada de colocar açúcar na fruta. Mas encarar a mudança na alimentação, ah, essa pode ser moleza, que tal?

Trazendo sempre a dica esperta de aproveitamento integral dos alimentos, o consumo do mamão pode ir além da polpa. As folhas rendem chá e refogados e as sementes podem ser usadas como alternativa à pimenta-do-reino.

Se a vida te der uvas, peça as folhas também

Levantamos a bandeira das plantas não convencionais se tornarem comuns e em muitas culinárias mundo afora a folha da uva é muito consumida, que tal expandirmos esse hábito por aqui também?

Tudo pode começar com uma conversa na feira com o produtor ou uma visita a um parreiral e saber o que é feito com as folhas e pedir para o consumo. Elas ficam ótimas refogadas, não possuem nenhum sabor acentuado e ficam incríveis com várias especiarias, experimente. 

📗 Caderno de receitas

Doce de casca de mamão
Indicamos acima o aproveitamento da semente, da folha e essa receita é com a casca e ninguém fala que tem diferença, fica ótima! Não jogue a casca fora, faça doce e presenteie alguém que você gosta.

 

Picles de legumes
Você tem o hábito de ingerir legumes em conserva? Pois se ainda não, saiba que ficam com um sabor apurado e combinam com tudo! Vão bem em uma torrada, num macarrão, por cima do arroz, na salada e onde mais achar melhor.

 

Sopa com folha de uva
Já é primavera mas a sopa pode ser morninha ou até fria, vai do gosto de cada um. Junte com o que mais tiver na geladeira e surpreenda-se com o sabor genuíno de uma comida caseira.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA