O raio-x dos rótulos é uma página informativa e tem como objetivo ajudar o consumidor a entender e interpretar as informações que podem ser encontradas nos rótulos de alimentos e bebidas embalados.
As informações aqui divulgadas fazem parte de um projeto que analisou os elementos e informações presentes nos rótulos de alimentos e bebidas ultraprocessados disponíveis nos mercados brasileiros. De acordo com a metodologia da pesquisa, foram utilizados como critérios para a escolha dos produtos: o consumo alimentar da população, o reconhecimento da marca, a disponibilidade dos produtos e os apelos publicitários presentes nos rótulos.
PRIMEIRA COLETA:
A compra e a análise dos produtos aconteceu entre os meses de fevereiro e dezembro de 2020. Foram selecionadas cinco marcas para cada uma das 11 categorias de produtos do estudo (bebida láctea de morango; bebida sabor chocolate pronta para beber; biscoito doce simples; biscoito recheado de chocolate; bisnaguinha tradicional; bolinho pronto sabor chocolate; cereal matinal; empanado de frango; margarina com sal; néctar de laranja de caixinha; pão de forma integral).
SEGUNDA COLETA:
a compra e a análise dos produtos aconteceu entre os meses de julho e setembro de 2021. Foram selecionadas cinco marcas para cada uma das 13 categorias de produtos do estudo (biscoito de água e sal; biscoito de maizena; gelatina em pó sabor morango; hambúrguer vegetal/a base de plantas; leite fermentado; linguiça toscana suína; macarrão instantâneo sabor legumes; molho pronto para salada; pipoca de micro-ondas sabor manteiga; presunto cozido fatiado; queijo petit suisse sabor morango; refresco em pó sabor laranja; requeijão tradicional ultraprocessado).
As análises do “raio-x dos rótulos” são de caráter contínuo, novos produtos e categorias podem ser adicionados na página idec.org.br/raio-x-rotulos/analise.