Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Como substituir | Raio-x dos rótulos

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), para se obter uma alimentação nutricionalmente equilibrada e saborosa é recomendado que os alimentos in natura e minimamente processados componham a base da alimentação, que os alimentos processados sejam limitados e os ultraprocessados evitados.

O que é considerado um alimento in natura

Partes comestíveis de plantas (frutas, verduras, legumes, sementes, raízes e tubérculos) e animais (carnes, miúdos, ovos e leite), incluindo a água, após serem retirados da natureza.

O que é considerado um alimento minimamente processado

Alimentos que passaram por mínimos processos industriais como remoção de partes não comestíveis ou indesejadas, lavagem, moagem, fracionamento, pasteurização, congelamento, fermentação e demais processos que não envolvam a adição de açúcares, gorduras, óleos, sal ou outras substâncias alimentares que não sejam provenientes do alimento original.

O que é considerado um alimento processado

Alimentos in natura e minimamente processados com adição de açúcar, gordura, sal ou outro ingrediente culinário. Os processos empregados e ingredientes utilizados têm como objetivo aumentar o tempo de duração dos produtos e podem conter aditivos para aumentar a durabilidade, manter características iniciais do produto ou prevenir a proliferação de microorganismos.

O que é considerado um ultraprocessado

Formulações de substâncias resultantes de diversos processos industriais, sua composição inclui diversos ingredientes, entre eles açúcares, sódio, gorduras e aditivos alimentares. São nutricionalmente desbalanceados e por conta da sua formulação tendem a ser consumidos em excesso.

Por mais que os ultraprocessados sejam convenientes, existem alternativas possíveis, de alimentos in natura, minimamente processados, processados e preparações culinárias utilizando alimentos destes grupos para substituir esses produtos:

Biscoito recheado de chocolate

Preparações culinárias:

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os biscoitos industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) e gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite os biscoitos com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles biscoitos com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Margarina com sal

Preparação culinária:

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Prefira manteiga ao invés de margarina. A manteiga é a nata do leite batida, até que a gordura se separe do líquido, feita também com creme de leite. Já a margarina é um produto ultraprocessado, que contém óleos vegetais e aditivos, que passaram por processos industriais e contém gorduras interesterificadas e/ou gordura vegetal modificada, que pode apresentar ou não gordura trans. Para a escolha da manteiga, na lista de ingredientes, prefira as que tiverem creme de leite e uma menor quantidade de aditivos alimentares na lista de ingredientes, que se encontra, na maioria das vezes, na parte traseira do rótulo.

Bisnaguinha tradicional

Preparações culinárias:

Observação: os pães caseiros endurecem mais rápido do que as bisnaguinhas ultraprocessadas, mas podem ser congelados e retirados do freezer um dia antes de consumir. Ficam macios como no dia que foram assados.

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para as bisnaguinhas industrializadas e embaladas, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) e gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite as bisnaguinhas com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aquelas bisnaguinhas com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Bebida de laranja de caixinha

Preparação culinária:

  • Suco de laranja natural (espremer as laranjas e, se necessário, adicionar água)

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os sucos de laranja industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes. Prefira as opções que tiverem laranja/suco de laranja como o primeiro ou segundo ingrediente, uma menor quantidade de açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho, sucos de frutas concentrados e outros). Dê preferência para as bebidas com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Cereal matinal

Preparações culinárias:

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para as granolas e cereais matinais industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) em menores quantidades, ou seja, evite os cereais e granolas com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Bebida láctea de morango

Preparações culinárias:

Observação: Quando o iogurte estiver pronto, adicione o morango in natura ou ainda uma geleia de morango. É possível variar a fruta e o sabor da geleia, de acordo com a sua preferência. Para as geleias industrializadas, prefira aquelas que tiverem a fruta como primeiro ingrediente e apresentarem apenas estabilizante pectina de fruta como aditivo alimentar. Evite geleias com adoçantes.

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Prefira os iogurtes ao invés da bebida láctea. Para os iogurtes industrializados e embalados, prefira as opções que sejam compostas por poucos ingredientes, apenas leite, fermento lácteo e microorganismos como Lactobacillus. Evite iogurtes com aditivos alimentares (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Bebida sabor chocolate pronta para beber

Preparações culinárias:

  • Receita: bebida de chocolate 
    • Ingredientes: 
      • 200ml de leite, ou bebida vegetal de sua preferência
      • 1 colher de café de cacau 
      • 2 colheres de chá de açúcar 
    • Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e sirva quente ou gelado. 
    • Observação: A quantidade de açúcar pode ser reduzida conforme o paladar se adaptar com o sabor doce.
    • Receita da Nutricionista e Consultora do Idec, Giorgia Russo.
  • Chocolate quente (Panelinha)
  • Chocolate gelado (Panelinha)

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para as bebidas sabor chocolate industrializadas e embaladas, é importante observar a lista de ingredientes. Prefira as opções que tiverem leite/bebida vegetal, chocolate/cacau como os primeiros ingredientes, com açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) e gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite as bebidas com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aquelas com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Bolinho pronto sabor chocolate

Preparações culinárias:

  • Receita: Bolo de Chocolate de micro-ondas
    • Ingredientes: 
      • 4 colheres de manteiga
      • 1,5 xícaras de açúcar
      • 3 ovos
      • 3/4 de xícara de leite
      • 2 xícaras de farinha de trigo
      • 1/2 xícara de chocolate em pó
      • 2 colheres de chá de fermento
    • Modo de preparo: Misture todos os ingredientes na ordem que estão acima, coloque em uma forma de anel. Leve ao forno micro-ondas em potência média por 5 minutos. Coloque em potência alta por mais 3 minutos, até ficar firme e desprender da forma. Deixe descansar por 10 minutos dentro do micro-ondas. Sirva. 
    • Receita da Nutricionista e Consultora do Idec, Giorgia Russo.
  • Bolo de chocolate com especiarias (Mapa de Feiras)

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os bolos sabor chocolate industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) e gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite os bolos com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Pão de forma integral

Preparações culinárias:

  • Receita: Pão de forma integral
    • Ingredientes: 
      • 1 copo de água morna
      • 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
      • 1 colher de chá de sal
      • 2 colheres de sopa de açúcar
      • 2 copos de farinha de trigo integral
      • 1 copo de farinha de trigo branco
      • 2 colheres de chá de fermento biológico
    • Modo de preparo: Misturar tudo e sovar por no mínimo 10 minutos. Reservar por 30 minutos. Assar a 180º  até dourar.
    • Receita da Nutricionista e Consultora do Idec, Giorgia Russo.
  • Pão de folhas e talos (Mapa de Feiras)
  • Pão 100% integral sem açúcar (Tudo Gostoso)

Observação: os pães caseiros endurecem mais rápido que os pães de forma ultraprocessados, mas podem ser congelados e retirados do freezer um dia antes de consumir. Ficam macios como no dia que foram assados.

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os pães de forma integral industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) em menores quantidades, ou seja, evite os pães de forma com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Empanado tradicional de frango

Preparações culinárias:

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os empanados de frango industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite os empanados com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e que não seja feito a partir de derivados de soja e milho transgênicos. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.

Biscoito doce simples

Preparações culinárias:

  • Receita: Biscoito simples 
    • Ingredientes: 
      • 2 colheres de sopa cheia de manteiga
      • 3/4 xícara de açúcar
      • 1 ovo
      • 1 colher de sopa de mel
      • 2 xícaras de farinha de trigo
      • 1 colher de chá de fermento em pó
      • Se preferir, acrescentar baunilha, canela ou gengibre
    • Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 2 horas. Abra a massa em uma superfície enfarinhada e corte no formato que preferir. Asse em forno moderado durante 15-20 minutos, até dourar.
    • Receita da Nutricionista e Consultora do Idec, Giorgia Russo.
  • Biscoito de aveia (Mapa de Feiras) 

Como selecionar um produto industrializado e embalado:

  • Para os biscoitos industrializados e embalados, é importante observar a lista de ingredientes, uma vez que existe uma grande variedade destes produtos no mercado. Prefira as opções que tiverem açúcares (todos os tipos de açúcares, açúcar invertido, calda de açúcar, extrato de malte, maltodextrina, mel, melado/melado de cana, xarope de glicose/glucose, xarope de milho e outros) e gorduras (gordura vegetal, gordura vegetal hidrogenada, margarina e óleo vegetal) em menores quantidades, ou seja, evite os biscoitos com estes ingredientes nas primeiras posições da lista. Além disso, dê preferência para aqueles com pouco ou nenhum aditivo alimentar (aromatizantes, realçadores de sabor, corantes, emulsificantes, adoçantes, espessantes, antiespumantes, espumantes, gelificantes e outros) e sem adoçantes (acessulfame K/acessulfame de potássio, aspartame, ciclamato, estévia, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol), no caso de pessoas que não tenham diabetes. A informação da lista de ingredientes é sempre mais confiável do que a informação publicitária que normalmente está em destaque na parte da frente da embalagem.