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Edição de 19 de Março de 2021

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19 DE MARÇO DE 2021 LEIA EM 4 MINUTOS

☝️ Mês do consumidor: dicas de quem entende do assunto

Você conhece seus direitos? Quando reclama de um abuso, consegue resolver? Você acha que seus direitos foram mais desrespeitados na pandemia? Fizemos essas e outras perguntas para mais de 1000 consumidores. Veja os resultados desta pesquisa e como nosso trabalho pode te ajudar no exercício dos seus direitos. Confira

// de olho na luta

SAÚDE

💊 Não podemos aceitar remédios mais caros!

A Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) publicou o valor de um dos componentes da equação que determina o reajuste anual dos preços de medicamentos, o Fator Y. Na prática, o valor publicado junto com os outros fatores da fórmula significa um aumento de até 6% dos remédios - o maior desde 2016. Idec

ENERGIA

🔌 Mesmo sem adotar energia solar, consumidor paga por ela

Milhares de pessoas em todo o Brasil utilizam a energia solar para abastecer sua própria casa ou negócio. O problema é que as mesmas regras que viabilizaram esse avanço da participação de uma fonte, que é limpa e renovável, têm resultado em pressão sobre as contas de luz dos demais consumidores, os que não adotaram esse sistema. Por isso, nós defendemos que a legislação precisa mudar de modo que quem usa a energia solar pague a totalidade dos custos relativos à sua operação. Idec

💡 O apagão no Amapá te prejudicou? Use nosso modelo de petição!

O apagão que afetou o estado do Amapá entre novembro e dezembro do ano passado causou inúmeros transtornos, prejudicou famílias e comércios e agravou a situação da pandemia ao expor a população a maiores riscos de contágio. Continuamos cobrando os órgãos responsáveis e, para auxiliar os consumidores que se sentiram prejudicados, disponibilizamos um modelo de petição que pode ser apresentado ao Juizado Especial do município. Idec

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

💣 A Indústria de junk food levou Anvisa na lábia

A indústria de alimentos ultraprocessados interferiu fortemente no processo para definir as novas regras de rotulagem nutricional com objetivo de garantir seus lucros em detrimento da preservação da saúde dos brasileiros. Nós ficamos muito indignados com as revelações que demonstram que o modelo de lupa aprovado pela Anvisa foi influenciado pelos argumentos e ações da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). The Intercept BR

PROBLEMAS COM INTERNET FALHANDO, SINAL DE TELEFONE E TV QUE NÃO FUNCIONAM OU UMA COBRANÇA INDEVIDA?

Se você já reclamou problemas como esses com a sua operadora e ainda assim vê seus direitos sendo descumpridos, podemos te ajudar. Nós cobramos uma solução e reparo em seu nome com base nas leis do consumidor.

Conheça o Idec Representa e avalie seu caso.

// participe

✊ Ajude a melhorar os serviços de telecomunicações

A Anatel está com consulta pública aberta para revisar o RCG (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações). O RGC é o principal instrumento de prevenção de práticas abusivas nas relações de consumo nos serviços de telefonia fixa e móvel, acesso à internet e televisão por assinatura. Um dos pontos que mais preocupam na revisão é sobre as regras de atendimentos presenciais. Se aprovada, existe a possibilidade de idosos e pessoas com dificuldade com o atendimento digital terem de pagar pelo atendimento presencial. É muito importante que você contribua com esse processo para garantir seus direitos. Participe!

🌎 Vamos falar sobre o impacto da poluição do plástico no mundo?

Na próxima quinta-feira (25), promovemos um debate sobre o filme The Story of Plastic. Você poderá assistir ao documentário a qualquer momento antes do nosso encontro e depois acompanhar nossa live no youtube e tirar suas dúvidas. Inscreva-se!

// dica

🎫 Shows cancelados? Saiba os direitos do consumidor

A pandemia de Covid-19 faz com que shows e festivais fossem adiados ou cancelados. E por causa da crise sanitária, o governo dispensou as empresas de turismo, cultura e estabelecimentos comerciais de fazerem o reembolso imediato de serviços cancelados. O prazo de remarcação e reembolso foi estendido por mais um ano, até 2022. O Globo

EU APOIO O IDEC

"Por ser uma entidade capaz, que tem fluidez nas suas ações. Com o auxílio do IDEC os caminhos foram muito mais efetivos seguindo a orientação deles."

PAULO LUPORINI PASTORE
Nosso associado há 6 meses do interior de São Paulo

Você acha importante ter uma organização que defenda seus direitos frente a bancos, empresas e serviços públicos?


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Produzimos conteúdo gratuito para empoderar os consumidores a exigirem seus direitos.


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