Como funciona?
Envie seu problema
Responda algumas perguntas para entendermos o ocorrido
Avaliamos seu caso
Nossa equipe identifica se houve descumprimento legal dos seus direitos
Exigimos uma solução
Com base nas leis, nós representamos você perante a empresa
NÃO ESTAMOS RECEBENDO NOVOS CASOS NESTE MOMENTO
Devido ao grande volume de relatos recebidos, estamos trabalhando para ampliar nossa equipe e oferecer mais agilidade aos consumidores que precisam resolver problemas com operadoras.
Se desejar suporte e orientações sobre seus direitos, associe-se ao Idec!
Além de contar com nossa equipe de especialistas, você ainda apoia nosso trabalho pelos consumidores brasileiros.
Em que problemas podemos te ajudar?
SINAL DE INTERNET FIXA FALHANDO
MAL FUNCIONAMENTO DO 3G OU 4G
PROBLEMAS PARA FAZER OU RECEBER CHAMADAS
COBRANÇA DE MULTA QUE NÃO SE APLICA
CANCELOU UM SERVIÇO E CONTINUAM COBRANDO
COBRANÇAS DE SERVIÇOS NÃO CONTRATADOS
O que mais você precisa saber?
TENHO QUE PAGAR ALGO PARA AVALIAREM MEU CASO?
Não, você só precisa responder algumas perguntas do nosso formulário que visa apurar o problema que você teve ou está tendo. O preenchimento pode levar de 3 a 10 minutos e nessa etapa você será informado se podemos te ajudar. Caso decida dar continuidade, é necessário efetuar o pagamento da taxa colaborativa para que possamos cobrar a operadora.
COMO O IDEC ATUA PARA RESOLVER O PROBLEMA COM A EMPRESA?
Com base no Código de Defesa do Consumidor e na regulamentação da Anatel, nós contatamos diretamente o departamento responsável da operadora relatando o problema e sugerindo reparações cabíveis para cada situação.
É 100% GARANTIDO QUE MEU PROBLEMA SERÁ RESOLVIDO?
Não, tudo depende da complexidade do caso e da disposição da empresa em reaver a situação. Pode haver tentativas de negociar o desfecho. Até agora, conseguimos solução para mais de 75% dos casos que atendemos.
PRECISO PAGAR ALGUM VALOR EXTRA SE A OPERADORA ME RESSARCIR?
Não. Independentemente do caso e da solução alcançada, nós cobramos apenas uma taxa colaborativa de R$ 80 para arcar com os custos do nosso trabalho de cobrar seus direitos da empresa.
O QUE ACONTECE SE A OPERADORA SE NEGAR A RESOLVER?
Algumas situações podem ser um impasse, sendo necessário levar o caso à Justiça. O Idec não atua individualmente nessa instância, mas fornecemos orientações para que o consumidor possa dar continuidade ao processo.
ASSOCIADOS DO IDEC PODEM CONTAR COM ESSE RECURSO?
Podem sim, quem já se associou ao Idec conta com esta representação e não precisa pagar a taxa colaborativa.
Quem somos?
O Idec Representa é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor para dar amparo a consumidores que enfrentam dificuldades para ver seus direitos sendo respeitados por empresas e fornecedores.
Somos uma Organização da Sociedade Civil que há mais de 30 anos atua para que as relações de consumo sejam mais justas e éticas. São mais de 70 profissionais e especialistas trabalhando para denunciar práticas abusivas, pressionar autoridades, mobilizar a sociedade e produzir conteúdos e orientações para empoderar consumidores.
Quer saber como fortalecer esse trabalho? Apoie nossa causa.
Nossos direitos sendo defendidos
- SERVIÇOS FINANCEIROS
- SAÚDE
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
- TELECOMUNICAÇÕES E DIREITOS DIGITAIS
- MOBILIDADE URBANA
Serviços financeiros mais responsáveis
- Defendemos e promovemos a educação financeira
- Combatemos o Superendividamento no país
- Denunciamos a atuação irresponsável dos bancos
Pelo direito à saúde
- Defendemos o SUS
- Não aceitamos reajustes abusivos nos planos de saúde
- Exigimos regulamentação justa no preço dos medicamentos
Acesso à alimentação saudável
- Brigamos por mais transparência nas informações nos rótulos de alimentos
- Defendemos a alimentação saudável nas escolas
- Aproximamos produtores a consumidores
Energia elétrica mais sustentável e barata
- Queremos produtos eletrônicos mais eficientes
- Exigimos leis que incentivem produção de energia mais sustentável
- Brigamos para que as contas custem mais barato
Internet, TV e telefonia de qualidade e proteção dos dados pessoais
- Exigimos manutenção mínima da conexão a consumidores de qualquer plano
- Trabalhamos por políticas que garantam a privacidade dos nossos dados
Mobilidade urbana mais eficiente
- Defendemos meios de transporte ativos para as pessoas
- Brigamos pelo acesso a um transporte público de qualidade
- Ajudamos a construir planos de mobilidade