Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Cadernos do Idec

O consumo de sódio em excesso é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão (pressão alta). No Brasil, o consumo de sódio é duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Entre as principais estratégias adotadas para reverter esse quadro estão os acordos voluntários assinados entre o Ministério da Saúde e as Associações da indústria de alimentos para redução de sódio em alimentos industrializados.

Porém, conforme o Idec avaliou em pesquisas de rotulagem e de análise laboratorial do teor de sódio em alimentos incluídos nos acordos, essa iniciativa não está se mostrando suficiente para trazer benefícios para a saúde da população. Para entender melhor como foi o processo de assinatura e implementação desses acordos no Brasil, o Idec realizou uma pesquisa qualitativa, avaliando o processo sob a perspectiva do governo, do setor produtivo e da sociedade civil. Os resultados dessa pesquisa estão apresentados na publicação “Redução de sódio em alimentos: uma análise dos acordos voluntários no Brasil”.

Esta é a primeira publicação da “Série Alimentos”, disponível em português e inglês, publicada com o apoio financeiro do IDRC - International Development Research Centre.

CONHEÇA OUTROS CADERNOS DO IDEC