Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba Mais

Mais informações para os consumidores! Vejam textos, artigos e documentos que trazem informações técnicas e científicas sobre os perigos do consumo excessivo de sódio, a quantidade de sódio nos alimentos industrializados, etc.

Pesquisas sobre alimentos ricos em sódio

Pequenos pedaços, grandes excessos
Foram verificadas as quantidades de gorduras saturadas, trans e de sódio em 60 lasanhas prontas, que de acordo com os parâmetros do Semáforo Nutricional a maioria é classificada na cor amarela, o que sugere atenção ao consumi-las. A melhor opção é fazer a lasanha em casa, assim o controle da quatidade de sal e gorduras é maior.

Salgadas e gordurosas demais 
O Idec avaliou informações nutricionais de 433 pizzas industrializadas que são vendidas no Brasil e constatou que de acordo com os parâmetros do Semáforo Nutricional, nenhuma das pizzas analisadas se enquadra na classificação verde do semáforo para sódio e gorduras saturadas. O consumo desses alimentos pelos brasileiros aumentam a incidência de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

O preço da praticidade Junto com a praticidade, os produtos semiprontos vêm acompanhados de prejuízos à saúde. Nesta pesquisa com empanados prontos, sabor frango e peixe, verificou-se altas doses de gorduras saturadas e , principalmente, de sódio.

Muito sal na sopa O Idec avaliou 42 sopas prontas (desidratadas, em sachês ou congelados) e constatou quantidades elevadas de sódio. De acordo com a classificação do Semáforo Nutricional, o consumo desses alimentos deve ser moderado, pois encontram-se na cor amarela.


Artigos científicos

Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: cenário atual
Sabendo que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é um caso de saúde pública no Brasil, a assistência aos portadores de DCNT precisa ser fortalecida e , além disso, novos programas e ações em saúde pública são necessários para promoção da saúde e criação de um ambiente propício às escolhas saudáveis e estilo de vida.

Consumo de sódio no Brasil: análise da Pesquisa de Orçamentos Familiares
Artigo escrito com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009. Foram calculadas a disponibilidade média de sódio/pessoa/dia e a disponibilidade média ajustada para um consumo energético diário de 2.000 kcal.

Atitudes e comportamento dos consumidores sobre o consumo de sódio nas Américas(em inglês)
Os resultados da pesquisa mostram que é importante aumentar o conhecimento dos consumidores sobre a existência de um limite máximo recomendado para ingestão de sal e sódio. Além disso, mudanças nos rótulos são importantes para melhorar a identificação correta do teor de sódio e diminuir o consumo desse nutriente.

Alimentos processados para crianças: muito sódio e erros na rotulagem
Foi detectado elevado teor de sódio em alimentos processados para crianças e rótulos não conformes com a legislação. É essencial as informações nos rótulos para que os consumidores possam fazer escolhas mais saudáveis entre os produtos disponíveis. (Artigo científico)


Documentos governamentais


Recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre sódio(em inglês)

Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022
Documento do Ministério da Saúde com ações para controlar as DCNTs no país, incluindo a redução do teor de sódio dos alimentos processados, a melhoria da rotulagem nutricional e regulamentar a publicidade de alimentos especialmente aqueles voltados ao público infantil.

Sites interessantes:

Ação Global sobre Sal e Saúde (em inglês)

Ação Latino-americana sobre Sal e Saúde (em espanhol)

Vídeos:

“Sódio”
Vídeo desenvolvido pelo grupo Mariana Oliveira sobre o Sódio desenvolvido para a disciplina de Educação Nutricional da Faculdade de Saúde Pública da USP sob a orientação das Professora Ana Maria Cervato Mancuso e Ana Maria Dianeze Gambardella. Data publicação 27/10/2012

“Você lê o que você come?”
Vídeo sobre a Rotulagem dos Alimentos desenvolvido para a disciplina de Educação Nutricional da Faculdade de Saúde Pública da USP sob a orientação das Professora Ana Maria Cervato Mancuso e Ana Maria Dianeze Gambardella.

“Falando sobre o Sódio”
Vídeo desenvolvido pelo grupo Silvia Rigon sobre a Consumo de Sódio desenvolvido para a disciplina de Educação Nutricional da Faculdade de Saúde Pública da USP sob a orientação das Professora Ana Maria Cervato Mancuso e Ana Maria Dianeze Gambardella.

“Reduce tu presión arterial: consume menos sal”

“-Sal +Vida”

Reduce tu presión arterial: consume menos sal