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Atualizado:
O Idec divulgou nesta segunda-feira (16), na sequência do Dia Mundial do Consumidor (15/03), o seu ranking anual de atendimentos de dúvidas de consumo. No topo do levantamento de 2019, e pelo oitavo ano consecutivo, ficaram os questionamentos relacionados a Planos de Saúde, com 23,8% dos registros; seguido por Serviços Financeiros (18,5%); Produtos, com 16,6%; e Telecomunicações (14,6%).
Veja abaixo os dados dos últimos três anos:
O principal tema abordado pelos associados do Idec sobre planos de saúde continua sendo reajuste abusivo, predominantemente de planos coletivos, que não são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O percentual de casos envolvendo reajustes manteve o alto patamar do ano anterior e correspondeu a 50,1% - ou seja, metade dos atendimentos desse segmento. Excluindo os planos, outros temas relacionados à Saúde que tiveram reclamações em 2019 foram medicamentos (2,1%), serviços particulares de saúde (2,1%), planos odontológicos (0,8%) e serviços de estética e beleza (0,2%).
Se mantendo em segundo lugar no ranking e com maior participação no todo, a categoria de Serviços Financeiros foi responsável por 18,5% dos registros. Dentro deste segmento, os atendimentos de problemas com ‘cartões de crédito/débito/loja’ ficaram na liderança (25,5%), seguido dos problemas com “crédito pessoal” (15%). Dentro dos segmentos de serviços financeiros, o maior número de reclamações se deve a cobrança indevida, problemas relacionados a renegociação e clonagem/furto/fraude.
Na terceira colocação ficaram as dúvidas e queixas relacionadas a Produtos, com 16,6%*. O maior motivo das dúvidas estava relacionado a problemas com produtos eletroeletrônicos, veículos, e itens de telefonia e informática.
Na mesma posição do ano passado ficaram as dúvidas e queixas sobre o setor de telecomunicações, com 14,6%. Problemas com combos de serviços (27%), telefonia fixa (19%) e telefonia móvel pós-paga (18%) foram os temas mais questionados.
Desde que registrou um forte aumento no número de atendimentos em 2017 (7,2%), os atendimentos sobre Água, Energia Elétrica e Gás passaram a ser contabilizados em um grupo separado. Em 2018 a participação desta categoria caiu para 4,1%, mas no ano passado voltou a crescer e atingiu 5,5% das reclamações dos associados do Idec, com a maioria relacionada a queixas sobre cobranças indevidas (84,7%).
OUTROS ANOS:
* Errata: Diferentemente ao publicado originalmente, o número relacionado às reclamações de Produtos foi de 16,6% e não 10%.