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Planos de saúde e serviços financeiros lideram ranking de atendimentos do Idec

Em 2016, o setor de saúde suplementar manteve-se no topo da lista de temas mais demandados associados, mas o financeiro alcançou maior marca dos últimos 10 anos  

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Atualizado: 

15/03/2017
Nesta quarta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor, o Idec divulga o seu ranking anual de atendimentos, que informa os assuntos mais demandados pelos consumidores associados à instituição ao longo do ano passado. 
 
Assim como nos anos anteriores, em 2016, planos de saúde mantiveram-se em primeiro lugar no ranking, sendo responsáveis por 28,1% das dúvidas e reclamações recebidas pelo Idec. Em seguida, figuram os atendimentos sobre serviços financeiros (19,2%), produtos (16,8%) e telecomunicações (14,4%). 
 
No total, o Idec registrou 7.678 atendimentos no ano passado, dos quais 3.105 tratavam dos processos judiciais promovidos pelo Idec, em sua maioria aqueles relativos a planos econômicos, e o restante sobre problemas de consumo.
 
Embora planos de saúde tenham ocupado a primeira posição, o principal destaque do balanço é o crescimento das demandas sobre serviços financeiros, que obteve o seu maior percentual nos últimos dez anos, superando as expectativas mesmo para um momento de crise econômica. 
 
As principais dúvidas e queixas relacionadas ao setor financeiro foram relacionadas a descumprimento de oferta em cartão de crédito, como fim de anuidade gratuita, e contestação de juros cobrados no crédito rotativo ou parcelamento. Também foram registradas muitas demandas sobre operações de crédito em geral, como crédito consignado, crédito pessoal e financiamento de imóveis.
 
 
 
 
 
 
Produtos, telecomunicações e outros temas
 
Em relação a produtos, segmento que ocupa o 3º lugar no ranking, as principais demandas são relacionadas a eletroeletrônicos e eletrodomésticos, veículos e artigos de informática. Quanto às reclamações, destacam-se descumprimento de oferta e defeito dos produtos. 
 
Entre os serviços de de telecomunicações, as principais demandas são sobre telefonia móvel, destacando-se as queixas sobre cobrança indevida de serviços de valor adicionado (como seguros, jogos e outros).
 
Na sequência, figuram os atendimentos sobre TV por assinatura, telefonia fixa e sobre combos (serviços contratados em conjunto). As principais dúvidas e reclamações são sobre cobranças indevidas, descumprimento de oferta e má prestação de serviço, como queda de sinal. 
 
Todos os demais temas atendidos pelo Idec são relacionados a outros serviços que não os três em destaque no ranking. Eles são agrupados na categoria “outros” e envolvem temas como água, energia elétrica e educação.