Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Transporte público elétrico: a saúde e o clima pedem e agradecem

Entenda por que é urgente eletrificar os ônibus no Brasil

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/02/2024

Em 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não há como falar dessa data sem pensar nas emissões de poluentes geradas pelos meios de transporte motorizados, e no impacto que isso tem na saúde das pessoas e nas mudanças climáticas. 

Por isso, estamos iniciando uma campanha para discutir o assunto. Toda semana publicaremos um novo conteúdo, sendo quatro temas: Por que eletrificar o transporte coletivo?; Por que há poucos ônibus elétricos no Brasil?; Como ampliar a eletrificação da frota de ônibus?; A solução do aluguel de ônibus elétrico pelo governo federal.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, o setor de transportes foi responsável por 37% das emissões de CO2 (dióxido de carbono) no mundo em 2021, sendo que o crescimento das emissões de gases do efeito estufa foi mais notável em países emergentes, como o Brasil. 

No que diz respeito à saúde, em 2018, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) divulgou que a emissão de substâncias na atmosfera é responsável, anualmente, por 51 mil mortes no Brasil. 

O que polui mais, carro ou ônibus?

A poluição gerada por carros é proporcionalmente muito maior, por conta do tamanho da frota e da quantidade de quilômetros rodados. Contudo, a maioria dos ônibus utiliza o diesel como combustível, substância que polui mais do que a gasolina e o etanol devido a sua composição química. 

O diesel emite um pó muito fino chamado de material particulado, que é supertóxico. Ele pode entrar facilmente nas vias respiratórias e causar doenças do coração, derrames cerebrais, pneumonia e até alguns tipos de câncer. As maiores vítimas da poluição são as pessoas que têm doenças crônicas pré-existentes, como asma; idosos; crianças e fetos. 

Eletrificação

Diante dessa realidade dramática, ter uma mobilidade mais sustentável é essencial. Isso significa, em primeiro lugar, repensar a forma como nos locomovemos. Ou seja, investir mais em transporte público coletivo de qualidade, e tornar seu preço mais acessível ao usuário, desincentivando o uso do carro. Também é importante dar maior prioridade a modos ativos de transporte (a pé, bicicleta etc.). Tendo essas ideias em mente, é fundamental ampliar a eletrificação dos veículos coletivos. 

Os veículos elétricos são considerados mais eficientes em termos energéticos, pois convertem maior proporção de energia em movimento (cerca de 90%) em comparação com os veículos de combustão interna movidos à gasolina ou a diesel (que convertem entre 20% e 40%). É importante destacar que a eficiência real pode variar dependendo de vários fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a forma como o veículo é utilizado.

Além disso, os veículos elétricos podem ser alimentados por fontes de energia mais limpas como energia renovável (solar, eólica, hidrelétrica), reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, ao contrário daqueles à gasolina ou a diesel. Outro ponto é que também reduzem a poluição sonora e melhoram a qualidade do ar nas áreas urbanas.

Na próxima semana a gente vai te contar mais detalhadamente como funciona um ônibus elétrico e quanto ele é menos poluente do que um a combustão, entre outras vantagens dessa tecnologia. Fique ligado!

Leia também: 

Talvez também te interesse: