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Uma poderosa coalizão global de especialistas e defensores da saúde está pedindo à Federação Internacional de Futebol (FIFA) que encerre sua parceria de décadas com a Coca-Cola, acusando a empresa de "sportswashing" ou "lavagem da imagem da empresa pelo esporte" dos danos à saúde associados às suas bebidas açucaradas. A campanha Tirem o Refrigerante de Campo destaca como o patrocínio da Coca-Cola compromete diretamente os compromissos declarados pela FIFA com a saúde e o jogo limpo. Às vésperas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2025, ativistas estão clamando por ações imediatas para proteger os torcedores, especialmente as crianças, de associações enganosas com marcas.
“É um contrassenso termos grandes marcas de refrigerante associadas ao esporte, a um estilo de vida saudável, quando, na verdade, eles provocam tantas doenças e danos ao meio ambiente. Precisamos expor cada vez mais essas situações e dar destaque aos alimentos saudáveis e não ultraprocessados”, afirma Laís Amaral, coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.
Tirem o Refrigerante de Campo ganhou força global durante as Olimpíadas de Paris de 2024, com mais de 255 mil signatários de petições e 93 organizações de todo o mundo pedindo ao Comitê Olímpico Internacional que encerrasse sua parceria com a Coca-Cola. No entanto, um relatório da Vital Strategies descobriu que 78% da cobertura da mídia enquadrou o patrocínio da Coca-Cola de forma favorável, enfatizando sua promoção de marca, valores compartilhados ou benefícios econômicos, enquanto apenas 2% dos artigos criticaram a parceria como tema principal, citando preocupações como exploração, riscos à saúde ou práticas antiéticas.
Agora, o pedido é para que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola. A segunda onda da campanha Tirem o Refrigerante de Campo pode ser vista no YouTube, no Instagram e no Facebook.
A campanha destaca evidências globais crescentes que associam o consumo excessivo de açúcar a doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e câncer. Em países de baixa renda — onde essas condições estão aumentando em taxas alarmantes — a indústria de refrigerantes comercializa agressivamente bebidas açucaradas para milhões de pessoas consumidoras.
No Brasil, além do Idec, apoiam a campanha, a ACT Promoção da Saúde, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, o Fórum Baiano de Direito Humano à Alimentação Adequada (FBDHAA), o Instituto Desiderata e o Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição (ObservaCoI).
Os torcedores e as organizações podem se juntar ao movimento que exige que a FIFA encerre sua parceria com a Coca-Cola em: www.kickbigsodaout.org. E não esqueça de usar #KickBigSodaOutofSport para participar da conversa.