Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Pesquisador do Idec é coautor de artigo publicado na Scientific Data

Artigo expõe a metodologia utilizada pela plataforma Seeg para acompanhar anualmente as emissões de gases de efeito estufa

Compartilhar

separador

Atualizado: 

16/07/2018

No final de maio, a revista Scientific Data do grupo Nature, uma das principais editoras científicas do mundo, publicou um artigo a respeito da metodologia utilizada por organizações brasileiras para acompanhar anualmente as emissões e remoções de gases de efeito estufa no Brasil.

Clauber Leite, pesquisador em energia do Idec, foi um dos 23 autores do artigo científico com o passo a passo completo de como é feita a plataforma Seeg (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa).

Nele, os pesquisadores explicam como são feitas e atualizadas as estimativas de emissão de CO2 e outros gases para cinco setores econômicos: mudança de uso da terra, agropecuária, energia, processos industriais e resíduos. Além disso, comentam sobre a relevância dos dados público oficiais para a construção da plataforma.

Leia o artigo científico (em inglês) clicando aqui.

Sobre o Seeg

Criado em 2012, o Seeg é a maior base mundial de dados pública sobre emissões de gases em um único país. Acessando a plataforma, a população pode analisar a quantidade de gases emitidos desde 1970 por cada setor, além de poder compará-los. 

O Seeg divulga também relatórios com uma análise sobre o perfil das emissões e recomendações para políticas públicas.

“Por ser dinâmica e visual, a plataforma permite que a população tenha conhecimento dos dados de emissão de gases do efeito estufa no Brasil”, afirma Leite.

LEIA TAMBÉM

Para reduzir gastos, governo propõe mudanças no sistema energético

16 milhões de pessoas ficaram sem energia em 2017

Talvez também te interesse: