Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apresenta Mapa de Feiras Orgânicas em evento do Ministério da Saúde

Iniciativa do Idec ficou entre as quatro experiências com melhor desempenho no Laboratório de Inovação da Organização Pan-Americana da Saúde

Compartilhar

separador

Atualizado: 

09/12/2021
Foto: iStock
Foto: iStock

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) apresentou, na última quarta-feira (08), o Mapa de Feiras Orgânicas no Diálogo Nacional para Promoção da Alimentação Adequada e Saudável. Em outubro, a ferramenta foi selecionada, dentre mais de 80 iniciativas, pelo Laboratório de Inovação, um projeto da Opas/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), que é um braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) na América Latina.

"Desenvolvemos o Mapa de Feiras para encurtar o caminho entre os consumidores e os espaços que comercializam alimentos de produção orgânica e agroecológica", explicou a coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, Janine Coutinho, que representou o Instituto. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Opas. 

Em 2010, por meio de uma pesquisa, o Idec identificou que esse tipo de alimento é mais caro no mercado, mas as pessoas teriam preferência por ele caso fosse mais barato e vendido próximo de suas residências.

A ferramenta do Idec  abrange os 26 estados mais o Distrito Federal, com identificação de feiras, grupos de consumo e comércios parceiros de orgânicos. Em 2017, houve a inclusão de receitas e biblioteca e, em 2020, a criação da plataforma  "Comida de Verdade", que busca diminuir os impactos da pandemia da Covid-19 na agricultura familiar, conectando quem vende alimentos saudáveis e sustentáveis à quem quer comprá-los.

O projeto da Opas e Ministério da Saúde  buscou identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras, desenvolvidas no Brasil, que valorizem e fortaleçam sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. A organização escolheu dez experiências para premiar, divididas em dois eixos temáticos: “Produção, Armazenamento, Distribuição, Processamento e Comercialização de Frutas, Legumes e Verduras” e “Consumo de Frutas, Legumes e Verduras, Promoção e Proteção de Ambientes Alimentares Saudáveis”. O Idec ficou em 4º lugar do segundo eixo. 

Talvez também te interesse: