Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apoia formulação de proposta para proteger a Foz do Amazonas

Entenda por que as pessoas consumidoras devem dizer não à exploração de petróleo e gás na região

Compartilhar

separador

Atualizado: 

10/08/2023
Crédito: Audiovisual/PR
Crédito: Audiovisual/PR

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) participou, entre os dias 4 a 6 de agosto, dos eventos realizados pelos Diálogos Amazônicos, um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada para formular novas estratégias para a região. A iniciativa, que integrou a programação da Cúpula da Amazônia e contou com a participação de mais 80 organizações, produziu uma carta a ser entregue ao governo, denominada "Amazônia sem petróleo e gás".

Veja a carta aqui

No documento, as entidades se colocam contra as propostas discutidas de perfuração de novos poços em busca de petróleo e gás na bacia sedimentar da Foz do Amazonas, no extremo norte da costa brasileira. A gravidade desta iniciativa é contestada por meio de uma Nota Técnica que aponta as fragilidades e riscos do licenciamento ambiental de atividades de exploração de petróleo e gás no local. 

Mas o que é a Foz do Amazonas?

A Foz do Amazonas é a região onde o Rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água, deságua no Oceano Atlântico. Ela abrange uma vasta área na costa norte do Brasil, onde as águas do rio se encontram com as águas oceânicas. Devido à magnitude do Rio Amazonas e à diversidade dos ecossistemas circundantes, a Foz do Amazonas é uma região de grande importância ambiental e ecológica.

A Foz do Amazonas é marcada por um fenômeno chamado "pluma do Amazonas", que é a área onde as águas do rio, ricas em sedimentos e nutrientes, se misturam com as águas do oceano. Isso cria um ecossistema único e altamente produtivo, que serve como habitat para uma variedade de espécies marinhas e terrestres.

Por que preservar a Foz do Amazonas é importante?

A região é também lar de milhões de pessoas, que dependem dos recursos naturais da área para sua subsistência e cultura. Além disso, a Foz do Amazonas desempenha um papel fundamental na regulação climática global, contribuindo para a troca de calor e umidade entre o oceano e a atmosfera.

Devido à sua importância ecológica e à presença de recursos naturais valiosos, como petróleo e gás, ela é alvo de debates e preocupações relacionados à conservação ambiental e à exploração desses recursos. A exploração de petróleo e gás na região pode ter impactos negativos irreversíveis sobre os ecossistemas marinhos, a biodiversidade e as comunidades locais, levando à necessidade de não abrir novas frentes de exploração.

  1. Impacto Ambiental Desastroso: a exploração de petróleo e gás traz consigo riscos consideráveis, incluindo derramamentos acidentais e poluição. As águas cristalinas e os ecossistemas complexos da Foz do Amazonas estariam comprometidos, colocando em risco a sobrevivência de espécies marinhas e terrestres únicas.
  2. Alterações Climáticas Agravadas: a extração e queima de combustíveis fósseis contribuem significativamente para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Ao invés de investir em soluções limpas e sustentáveis, a exploração de petróleo e gás apenas intensifica essa crise climática.
  3. Ameaça à Cultura e Modo de Vida dos Povos da Floresta: as comunidades que habitam as áreas próximas à Foz do Amazonas dependem diretamente dos recursos naturais dessa região para sua subsistência e cultura. A exploração poderia desalojar essas comunidades e comprometer seus modos de vida.
  4. Perda de Biodiversidade: a rica biodiversidade da Foz do Amazonas é um tesouro global. Explorar petróleo e gás nessa área poderia levar à extinção de espécies ainda não descobertas, com efeitos em cascata em toda a cadeia alimentar e no equilíbrio ecológico.
  5. Oportunidades para Energias Renováveis: ao invés de se prender a uma indústria de combustíveis fósseis obsoleta, devemos direcionar nossos esforços para fontes de energia limpa e renovável. Isso não apenas protege o meio ambiente, mas também gera empregos sustentáveis e impulsiona a economia.

Veja também:

Por que você precisa ajudar a derrubar as novas térmicas "Jabuti"?

 

 

Talvez também te interesse: