Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Após Procon DF acolher denúncia do Idec, Procon SC e RJ querem explicações sobre o Del Valle Fresh

Em abril, Instituto enviou denúncia por prática de publicidade enganosa nos produtos que parecem saudáveis e a base de frutas, quando a composição tem menos de 1,5% de fruta

Compartilhar

separador

Atualizado: 

19/05/2022
Arte: Idec
Arte: Idec

Após o Procon DF decidir proibir o fornecimento, distribuição e venda da bebida Del Valle Fresh, acolhendo uma denúncia protocolada pelo Idec, por publicidade enganosa, chegou a vez do Procon de Santa Catarina banir a venda dos produtos da linha e do Procon RJ solicitar esclarecimentos à Coca-Cola, dona da marca Del Valle. 

Na última terça-feira (17), o Procon catarinense determinou a proibição da venda da bebida Del Valle Fresh no estado, assim como o ocorrido no Distrito Federal, até que o rótulo seja refeito. O órgão analisou as informações do produto no site da marca e constatou que, de fato, as bebidas da linha Fresh não podem ser consideradas nem suco, nem néctar e nem mesmo um refresco, por não possuírem a quantidade mínima de frutas em sua composição.

Já o Procon RJ enviou, no último dia 18, uma notificação à Coca-Cola, após verificar que a linha Del Valle Fresh, da marca, possui rótulos que levam o consumidor a crer que a bebida é feita à base de frutas, quando nem 1,5% do produto é composto por elas. O intuito, segundo Igor Costa, diretor executivo do órgão carioca, é averiguar se a publicidade da bebida faz o consumidor acreditar que trata-se de um suco. A empresa tem cinco dias para responder.

Para o diretor do Procon SC, Tiago Silva, as empresas têm responsabilidades comerciais e sociais sobre os produtos que colocam à venda, especialmente no ramo alimentício, onde qualquer informação inadequada pode colocar a saúde do consumidor em risco. O que vai de encontro com o posicionamento do Idec, que iniciou as denúncias sobre essa linha de bebidas. “Os elementos da publicidade do produto induzem ao erro e isso tem potencial de afetar as escolhas alimentares das pessoas que podem acreditar estar escolhendo algo saudável, quando não é”, declara Mariana Gondo, advogada do Instituto.

No começo de abril, o Idec enviou ao Procon DF uma representação contra a Brasal Refrigerante S.A, fabricante da linha Del Valle Fresh. A entidade apontou que o rótulo da bebida contém imagens que induzem o consumidor ao erro, por darem a entender que o produto é feito à base de frutas, sendo que esse alimento compõe menos de 1,5% da bebida, na realidade. 

 

Talvez também te interesse: