Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec recebe ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

Reunião com o ministro Paulo Teixeira na sede do Idec evidenciou a importância das relações de produção e consumo serem saudáveis, sustentáveis e com justiça social

Compartilhar

separador

Atualizado: 

07/03/2023
Foto: Kátia Passos/Assessoria do ministro
Foto: Kátia Passos/Assessoria do ministro

Na última sexta-feira (03), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recebeu a visita do ministro Paulo Teixeira, do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do governo Lula. Na reunião, o principal debate foi a luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e o estímulo à produção e consumo de alimentos orgânicos e de base agroecológica . A articulação para o encontro foi realizada pelo programa de Consumo Sustentável do Idec que, pela primeira vez em sua história, recebeu um ministro em sua sede. 

"A reunião foi muito produtiva e teve como principal objetivo promover a luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos, o estímulo à produção orgânica e agroecológica, e a aproximação entre consumidores e produtores", afirmou Carlota Aquino, diretora-executiva do Idec.

Paulo Teixeira declarou que seu Ministério está atuando nas frentes de acesso à terra, reforma agrária e transição ecológica, e enfatizou seu interesse em diminuir o uso de agrotóxicos, que vem desde seu mandato como deputado. Em relação a esse interesse, solicitou nossa avaliação sobre medidas necessárias e factíveis para a redução da utilização desses produtos comprovadamente prejudiciais à saúde.

Aproveitamos a reunião para dar ênfase à nossa atuação pela defesa da democratização do acesso a alimentos orgânicos e de base agroecológica, e de que esses produtos sejam mais acessíveis aos brasileiros. Além disso, reforçamos a necessidade das pessoas conseguirem exercer seu poder de escolha por alimentos saudáveis, sem veneno e sem excesso de ingredientes prejudiciais à saúde. 

Fortalecemos, ainda, a importância da retomada de órgãos nacionais sobre produção orgânica e agroecológica, e de redução do uso de agrotóxicos, além da fiscalização da implementação das novas regras de rotulagem, somada ao apoio do Ministério na pressão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela melhoria dessas novas regras. E sempre evidenciando a urgência e imprescindibilidade da participação ativa da sociedade civil. 

“Conversamos sobre pontos importantes para a retomada das relações de produção e consumo que sejam saudáveis, sustentáveis e com justiça social. De quem produz, até chegar na mesa dos consumidores. Vamos continuar contribuindo para que esses caminhos sejam cada vez mais acessíveis e baratos para a população”, pontuou Rafael Rioja Arantes, coordenador do Programa de Consumo Sustentável do Idec.

O ministro mostrou-se comprometido com as pautas do Idec, garantindo a abertura de diálogos entre governo e sociedade a respeito dos temas abordados na reunião com o Instituto, além de grupos de trabalho sobre os agrotóxicos e rotulagem, assuntos em que ele enxerga o Idec como referência. 

 

Talvez também te interesse: