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Entidades avaliam ferramentas digitais para avaliação do transporte público

Idec e outras organizações da sociedade civil participaram de reunião para auxiliar no projeto

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Atualizado: 

14/08/2018
Foto: CGU
Foto: CGU

No dia 11 de julho o Idec se reuniu com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a OGU (Ouvidoria Geral da União) e o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), para discutir a criação de uma ferramenta digital para medir a satisfação dos usuários da agência. A ANTT atende a passageiros de trens, ônibus interestaduais, ônibus metropolitanos e rodovias federais concedidas à iniciativa privada.

O grupo faz parte da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) que tem o objetivo de ampliar a transparência e a participação social nas ações do governo federal. No tema de transportes, o projeto busca respeitar a Lei 13.460 de 2017, conhecida como lei dos direitos dos usuários de serviços públicos. A iniciativa também envolve outros temas como mudanças climáticas, dados abertos e transparência fundiária.

Durante o encontro, que ocorreu em Brasília, as entidades trocaram ideias e estabeleceram um cronograma de tarefas para que avaliar opções de ferramentas digitais ao longo do projeto, que ocorrerá até  julho de 2020. Entre as sugestões está a instalação de totens eletrônicos em terminais de transporte coletivo e postos nas rodovias, com questionários para o público. As organizações também recomendaram a instalação de equipamentos no interior dos ônibus e trens, permitindo a interação com o usuário.

Durante o projeto, o Idec irá elaborar com a ANTT seminários públicos e eventos com iniciativas de inovação tecnológica para desenvolver uma ferramenta que seja inclusiva e ampla, e auxilie o governo a ouvir com mais frequência e abrangência a percepção dos usuários, resultando em melhorias na qualidade do atendimento.

De acordo com Rafael Calabria, pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, a percepção do usuário é subvalorizada pelos órgãos de transporte, e esse projeto vem no sentido de mudar esse cenário. “O  direito do usuário de participar da avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços de transportes está garantido na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) e precisa ser respeitado”, ressalta. O Idec pretende usar o exemplo da ANTT para outros órgãos de transporte do país, estaduais e municipais.

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