Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

6 ideias para reduzir o consumo plástico em casa

separador

Atualizado: 

27/09/2023

Reduzir o consumo de plástico é uma oportunidade que todas as pessoas têm de ajudar o planeta. Além de ser um dever das indústrias e empresas ofertarem mais e melhores opções de produtos e embalagens que não utilizem plástico.

Apesar de ainda não existir uma lei que obrigue as empresas a serem mais responsáveis com o meio ambiente na questão do plástico, é possível sim você fazer pequenas mudanças em casa que vão ajudar a natureza. Confira 6 ideias para isso!

1. Usar bolsas de pano na hora das compras

Uma ideia que além de legal é também estilosa: usar bolsas de pano no lugar das sacolas plásticas na hora de fazer compras. Seja no supermercado ou em uma loja de roupas, leve a sua própria bolsa sustentável, linda e elegante.

2. Não use cosméticos com microplásticos

Um dos grandes problemas ambientais é o uso de microplásticos. E eles estão presentes em diferentes cosméticos, maquiagens e um monte de outros produtos. E alternativas já existem, como sabonetes que utilizam sementes para manter a propriedade esfoliante, por exemplo. 

Além disso, estudo recente da USP mostrou que os microplásticos também poluem o corpo humano e podem gerar problemas de respiração e de circulação sanguínea. Por esses motivos, evite usar microplásticos. Quer um glitter pro carnaval? Existem opções caseiras feitas com gelatina.

Hoje em dia, há cada vez mais opções de cosméticos que não utilizam embalagens de plástico, como shampoos e condicionadores em barra. Além desses, algumas marcas estão substituindo as embalagens plásticas por materiais alternativos. 

3. Tenha sempre uma garrafa ou copo em mãos

A garrafa de plástico é uma das grandes vilões dos oceanos. Para evitar o uso exagerado delas, você pode ter, por exemplo, garrafas ou copos de água próprios. Elas podem ser tanto de materiais como vidro ou silicone, garantindo um uso duradouro e não descartável. Aí é só enchê-las em algum bebedouro ou no filtro da sua casa e levá-las por aí.

4. Evite o uso de canudinho

Alguns lugares já até proíbem o uso de canudinho de plástico pelos graves problemas causados por esse produto para a vida marinha. Mas a dica vai além disso. Evite usar qualquer tipo de canudinho, até os de metal também são poluentes, já que precisam da mineração para serem feitos. Se for possível, tome o seu líquido direto do copo de vidro ou da garrafa. Caso não tenha como, prefira os canudinhos feitos de bambu.

5. Pare de usar descartáveis

Para muitas pessoas, o uso de materiais descartáveis como pratos, copos e talheres é uma mão na roda, já que facilita na hora de jogar fora e não precisa de lavar. 

É só usar e eliminar, mas eliminar para onde? Esses produtos vão para o fundo dos oceanos. Você se livra de um problema temporário, mas arranja um duradouro e praticamente eterno. 

Por isso, evite usar os descartáveis. Vale a pena ter em mãos um kit de talheres, hoje em dia existem opções duráveis feitas de diferentes materiais. 

6. Cobre medidas dos principais poluidores 

As dicas anteriores vão fazer com que você ajude um pouco o planeta a reduzir a quantidade de poluição trazida por esses produtos. 

Mas se quiser ajudar o Brasil a reduzir drasticamente a produção e uso de plástico, você também pode. É só assinar essa petição e ser parte da luta para aprovação de um projeto de lei que determina políticas de redução do uso de plástico e incentiva as alternativas, para indústrias e empresas que atuam no país.