Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpe do Cartão por Aproximação: aprenda como se livrar dessa fraude

separador

Atualizado: 

02/03/2023

A tecnologia serve para facilitar a nossa vida e trazer benefícios para o dia a dia dos cidadãos e cidadãs. Porém, quando ela facilita demais, isso pode ser sinal de problema e, principalmente, golpes. É o caso do golpe do cartão por aproximação. Uma tecnologia que surgiu para facilitar a vida da pessoa consumidora, mas que pode trazer muito problema.

Nos próximos tópicos, você vai entender como funciona o cartão por aproximação, os problemas que essa tecnologia pode trazer para você e de que forma se cuidar para evitar cair no golpe. Confira!

Como funciona o cartão por aproximação?

O cartão por aproximação é uma tecnologia criada para facilitar a vida da pessoa consumidora na hora de realizar alguma compra em uma loja física. Ela foi popularizada durante a pandemia, já que as pessoas evitavam encostar em objetos para não se contagiar com o coronavírus.

Porém, passada a fase grave da pandemia e com a vacinação, a tecnologia ficou, já que ela agiliza bastante o momento de realizar uma compra. O problema é que muitos cartões sequer exigem senha e a tecnologia de aproximação pode ultrapassar barreiras como bolso e até carteira. E é aí que mora o perigo.

O que é o golpe do cartão por aproximação?

Com toda essa facilidade, o cartão por aproximação se tornou o queridinho dos golpistas. Basta eles aproximarem uma máquina de cartão perto do seu bolso que o seu cartão vai passar um valor e você nem vai perceber.

É um golpe muito comum de ser feito em lugares muito cheios, como um metrô, um show ou até no Carnaval. Por isso, todo cuidado é pouco e é preciso seguir algumas regras de segurança para se prevenir desse crime.

Como evitar o golpe?

A forma mais simples e direta de evitar o golpe é bloquear a tecnologia de pagamento por aproximação. Porém, se você quiser manter essa facilidade, coloque, pelo menos, a exigência de senha para pagamentos em qualquer valor.

Alguns cartões fornecem a opção de desabilitar e habilitar a aproximação. Assim, sempre que quiser, quando for em algum evento, por exemplo, pode desabilitar a função e voltar com ela depois.

Há também a possibilidade de algumas carteiras e bolsas mais tecnológicas que permitem o uso de um sistema chamado RFID que bloqueia o acesso do cartão pela maquininha e evita esse golpe.

Alguns cartões exigem a senha para valores mais altos, acima de R$ 100,00, por exemplo, exatamente para evitar golpes. Porém, um golpista pode passar várias vezes valores de R$ 90,00 no seu cartão e você nem perceber. O ideal é por senha para qualquer valor.

Com essas dicas, você evita com que golpistas utilizem dessa tecnologia para poder aplicar golpes em você. Além disso, se você perder o cartão ou for roubado, o criminoso também vai ter dificuldades em poder utilizar o seu cartão para fazer compras, já que ele vai estar com senha ou com a função desativada.

Quer aprender a se livrar de outras fraudes como o golpe do cartão por aproximação? Conheça o nosso especial do Mês do Consumidor 2023 e se informe!

Talvez também te interesse: