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Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação recomenda guias do Idec

Em nota técnica, órgão orienta como gestores públicos, profissionais da educação, agricultores e pais de alunos podem fortalecer o PNAE

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Atualizado: 

01/06/2022
Foto: iStock
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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou na última quinta-feira (26) a nota técnica “Educação Alimentar e Nutricional no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): atores sociais e possibilidades de atuação”. O texto apresenta recomendações para os diversos atores envolvidos com a execução do programa de alimentação mais antigo do Brasil e indica duas publicações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) como referência para o tema.

Ao reconhecer o papel fundamental de gestores públicos, professores, coordenadores pedagógicos, merendeiras, nutricionistas, agricultores familiares, membros dos Conselhos de Alimentação Escolar, pais e responsáveis pelos alunos, a nota técnica do FNDE  aponta a leitura do Guia para Municípios sobre Alimentação Saudável nas Escolas e do Guia para Gestores sobre Alimentos Orgânicos nas Escolas.

A primeira publicação trata sobre a regulamentação da cantina escolar, a capacitação dos cantineiros e a proibição da publicidade de alimentos nas escolas para garantir que os alunos recebam os estímulos e as informações necessárias a respeito da importância das escolhas alimentares saudáveis. A segunda, voltada para o consumo de alimentos orgânicos, apresenta experiências exitosas de promoção da alimentação saudável no ambiente escolar em três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Conheça a Coleção Escolas Saudáveis do Idec, que conta também com o Guia para Gestores sobre Ambiente Alimentar das Escolas.

“É fundamental que a gestão escolar busque a democratização, com o diálogo e a escuta ativa dos membros da comunidade escolar, envolvendo esses atores na execução da alimentação escolar, o que contribui com a melhoria do PNAE e de uma educação de qualidade”, diz a nota técnica do FNDE. Acesse aqui a nota na íntegra.