Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Abramge realiza Congresso sobre judicialização da saúde

3ª edição do Congresso Jurídico Abramge reuniu nesta semana em São Paulo autoridades e especialistas da saúde para discutir judicialização da saúde pública e privada no Brasil

Compartilhar

separador

Atualizado: 

24/05/2019
Abramge realiza Congresso sobre judicialização da saúde

O Ministro Presidente do STJ João Otávio de Noronha, que realizou a Conferência de Abertura do Congresso. Foto: Agência Senado

 

Ocorreu nesta terça-feira (13) o 3º Congresso Jurídico Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) com o tema “a visão jurídica da sustentabilidade da saúde suplementar”. O evento, sediado no Hotel Renaissance, em São Paulo, foi organizado por setores do mercado de plano de saúde e contou com a participação de ministros, magistrados e representantes do setor.

A Conferência de Abertura foi realizada pelo Ministro Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha, que abordou o ativismo judicial e os reflexos na sustentabilidade da saúde suplementar. Segundo o ministro, temas relevantes do setor de saúde são pautas debatidas frequentemente pelo STJ, com decisões que impactam diretamente no fornecimento e tratamento de saúde da população.

Na ocasião, o Ministro afirmou que “o ativismo judicial é a recusa de um tribunal ou de um juiz de aplicar a norma jurídica tal como posta”. “Não há ativismo judicial quando o juiz, em uma margem razoável de interpretação, escolhe este ou aquele caminho. Não é dado a ele  escolher quem vai beneficiar com essa ou aquela medida protetiva, é a lei que escolhe”, afirma. Noronha ainda ressaltou que um dos papéis da Justiça é o equilíbrio econômico do contrato: “O cidadão contrata um plano de saúde e requer um benefício de outro mais caro? Isso causa um desequilíbrio na relação”, finaliza.

No entanto, a fala do Ministro não leva em conta que a judicialização na saúde suplementar tem um marco legal distinto da judicialização do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a lei de planos de saúde garante ao usuário a cobertura de todas as doenças previstas na Classificação Internacional de Doenças (CID), mesmo aquelas não previstas no rol.

No painel “Importância do apoio técnico nas decisões judiciais x Ética Médica x Segurança do Paciente”, o Conselheiro Arnaldo Hossepian, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou a importância do conhecimento do comitês estaduais de saúde na orientação de juízes. “Exigir que o magistrado (...) corra atrás de informação científica é demais. Diante desse cenário, o projeto dos comitês de saúde se desenvolve para dar um conforto ao magistrado”, explica

Contudo, experiências anteriores do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NAT-Jus) já demonstraram a existência de forte conflito de interesses na produção de pareceres para instruir o Poder Judiciário. Além disso, é preciso reconhecer que a judicialização na saúde suplementar se deve, em grande parte, ao fato da Agência Nacional de Saúde (ANS) e as empresas de planos de saúde desconsiderarem as normas de defesa do consumidor: Isso porque o Judiciário é quem acaba por fazer incidir as normas e preceitos gerais do Código de Defesa do Consumidor, do Código Civil e da Constituição Federal ao setor.

O Presidente da ANS Leandro Fonseca também esteve presente no evento e participou do painel “O papel da Administração Pública na sustentabilidade do setor - as visões dos agentes envolvidos: defesa do consumidor, agência reguladora e agente regulado.” Na ocasião, o presidente afirmou que o objetivo da regulação econômica é amortecer o risco de quebra, evitando assim a sobrecarga do sistema público e a exposição do beneficiário.

Em relação a regulação exercida pela ANS, o Idec vem detectando há alguns anos uma atuação com base em interpretação equivocada da legislação e sem aplicação de normas protetivas do Código de Defesa do Consumidor, deixando de lado, em especial, a premissa de hipervulnerabilidade técnica, jurídica e informacional do consumidor.

“A agência volta-se mais aos interesses das operadoras e à viabilidade do mercado de planos de saúde e menos às necessidades do consumidor e à garantia do direito à saúde, ou ainda à fiscalização do mercado e efetiva penalização das operadoras, o que torna sua regulação inadequada, em muitos casos, à realidade dos usuários”, ressalta a advogada Ana Carolina Navarrete, pesquisadora em Saúde do Idec. 

Para o Idec, é de grande relevância e pertinência o aprofundamento da discussão sobre a judicialização da saúde, instrumento vital para que cidadãos-consumidores resolvam problemas ignorados pela esfera privada ou administrativa. Contudo, o Instituto alerta que visões contra a judicialização per si e a condenação ao exercício regular do direito de levar violações ao judiciário não contribuem para um debate democrático efetivo.

 

LEIA TAMBÉM

Idec pede regulação de planos coletivos em audiência pública

Comitê internacional discute regras para rotulagem nutricional

Talvez também te interesse: