Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec entrega propostas de mobilidade urbana para o Programa de Metas de São Paulo

<div> Instituto e organiza&ccedil;&otilde;es parceiras protocolaram o documento em cinco secretarias e na prefeitura da cidade</div>

separador

Atualizado: 

24/03/2017
No início desta semana, o Idec e outras organizações entregaram formalmente à Prefeitura de São Paulo (SP) as propostas de mobilidade urbana para o Programa de Metas da cidade. O documento foi protocolado também nas secretarias de transportes, gestão, urbanismo, meio ambiente e prefeituras regionais.
 
O Programa de Metas é um plano de gestão da prefeitura, que, por lei, deve ser apresentado até 90 dias após a posse do prefeito, eleito ou reeleito. Nele são definidas as prioridades do governo, como ações estratégicas, indicadores e metas quantitativas para diversas áreas.
 
As propostas entregues pelo Idec são focadas nos principais eixos para a melhoria da mobilidade na cidade: transporte coletivo; mobilidade a pé e por bicicletas; segurança no trânsito; redução da emissão de poluentes, entre outras iniciativas. 
 
Elas já haviam sido apresentadas à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em meados de fevereiro, durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. “Agora, elas foram oficialmente protocoladas e entregues às diversas secretarias envolvidas nos temas propostos”, explica Rafael Calabria, pesquisador de mobilidade urbana do Idec.
 
Baseadas em leis
 
As propostas foram elaboradas em conjunto com ONGs e movimentos parceiros do Idec, como Cidadeapé, Ciclocidade, Greenpeace e Cidade dos Sonhos. Elas foram construídas com base no Plano de Mobilidade Municipal de São Paulo (PlanMob), no Plano Diretor Estratégico da cidade, na Política Nacional de Mobilidade Urbana e em outras legislações e acordos internacionais.
 
As organizações esperam que haja um comprometimento dos órgãos com o plano de metas. Além disso, colocaram-se à disposição para dialogar sobre o tema. 
 
“Além do documento entregue com as propostas, iremos acompanhar o prosseguimento do processo, incluindo as audiências públicas que devem começar na próxima semana”, destaca Calabria.
 
Metas propostas
 
Veja abaixo todas as propostas apresentadas pelo Idec e pelas organizações:
 
Transporte coletivo:
- 150 km de novos corredores e 110 km de faixas exclusivas de ônibus;
- estabelecer um projeto de informação aos usuário nos pontos de ônibus e um teto para o aumento da tarifa;
- implementar um cronograma de transição energética para a frota de ônibus municipais,
- construir 16 terminais de ônibus;
- requalificar a acessibilidade a integração com ciclistas e pedestres nos corredores de ônibus e pontes da cidade; 
 
Rede cicloviária:
- 400 novos km de rede cicloviária; 
- expandir e aprimorar a rede de bicicletas compartilhadas;
 
Rede de mobilidade a pé:
- estabelecer um planejamento estruturado para os pedestres na cidade;
- 1 milhão de m² de calçadas;
- ampliar o tempo de travessia de pedestres nos semáforos;
 
Segurança no trânsito:
- reduzir o índice de mortes no trânsito para 6 mortos por 100 mil habitantes; 
- implantar áreas de acalmamento de tráfego nos bairros; 
 
Participação e controle social:
- instalar fóruns regionais de mobilidade urbana nos Conselhos Participativos
das Prefeituras Regionais;
 
Espaço público:
- fortalecer e criar conselhos gestores locais do programa Ruas Abertas.