Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entenda a Polêmica

Não deixe as operadoras limitarem o seu acesso, um direito básico à informação, à cultura e à formação da cidadania.

Imagine a situação: você está assistindo ao último episódio daquela série instigante e, justamente, na cena decisiva, ops, o sinal de conexão cai. O quê? Isso é possível? Sim, isso é possível e pode acontecer não por problemas técnicos na transmissão do sinal. Mas devido às novas práticas que algumas operadoras estão aplicando, restringindo seu acesso aos dados da internet.

MAS ESTAMOS FALANDO EXATAMENTE DO QUÊ?

Em fevereiro, as operadoras Claro, Net, Oi e Telefônica anunciaram que tinham a intenção de não fornecer mais o acesso livre a internet, comercializando pacotes com limites de dados. Ou seja, se quer usar mais a internet, terá que pagar mais, considerando que Youtube, Netflix ou baixar jogos são as ações que mais consomem dados.

 

BOLETIM INFORMATIVO

A luta pela Internet Livre é de todos nós. E para que você se posicione com propriedade é fundamental que esteja super atualizado. Nós vamos ajudá-lo nessa tarefa elaborando um Boletim Informativo com as principais novidades, decisões judiciais, desdobramentos e consequências de todas as ações relacionadas à Campanha Internet Livre. Assine agora e mantenha-se informado.

Confira as edições do Boletim Informativo, boletim #01, boletim #02, boletim #03, boletim #04 e boletim #05

 

A AÇÃO DO IDEC

A nova política das operadoras impacta diretamente o dia a dia do consumidor, e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) se sente na obrigação de não só alertar a população, como também tomar medidas práticas na defesa ao consumidor. Portanto, na quinta-feria, dia 14, ingressou com uma Ação Civil Pública contra as operadoras Claro, Net, Oi e Telefônica. A medida é contrária aos novos planos de banda larga fixa oferecidos pelas empresas com limites de dados muito pequenos, a chamada franquia. O Idec entende que essa decisão viola o direito básico da população ao acesso a informação e convoca a população a se manifestar.

Clique aqui para saber mais sobre a ação do Idec e a conferir a petição.

IDEC LEVA A QUESTÃO AO CDUST

Na sexta-feira (29/04), o Idec participa da reunião ordinária do CDUST, onde apresentará argumentos contrários às franquias de dados na internet fixa.

O CDUST - Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Anatel - é formado por 16 membros efetivos, distribuídos entre representantes da Anatel, representantes convidados de instituições públicas e privadas e representantes de usuários de telecomunicações ou entidades de defesa do consumidor, públicas ou privadas, sem fins lucrativos.

O comitê tem por objetivo assessorar e subsidiar o Conselho Diretor da Agência em assuntos relacionados à defesa e à proteção dos direitos dos usuários de serviços de telecomunicações.

Saiba mais sobre o CDUST, clicando aqui.

PETIÇÃO DA AVAAZ

Apoie a petição da Avaaz, que já conseguiu mais de 1 milhão e meio de assinaturas

MOVIMENTO NO FACEBOOK

Curta e compartilhe os os posts do Movimento Internet Sem Limites no Facebook

ENTREVISTA RAFAEL ZANATTA

Confira a entrevista do técnico do Idec, Rafael Zanatta, para a TV UOL.

MAIS VÍDEOS SOBRE A #INTERNETJUSTA