Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Para uma alimentação mais saudável, Brasil precisa apoiar pequeno produtor

Nesta terça-feira (16/10), Idec participa de evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

Compartilhar

separador

Atualizado: 

26/10/2012
Cerca de 70 milhões de brasileiros vivem em estado de insegurança alimentar e nutricional, sendo que 90% dessa população consome frutas, verduras e legumes abaixo da quantidade recomendada para uma alimentação saudável, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O conceito de Slow Food, que surgiu na Itália, cresceu e hoje já conta com mais de 100 mil adeptos em 150 países, trabalha com a perspectiva de que o alimento deve ser bom, limpo e justo. A busca é por alimentos orgânicos e sem agrotóxicos, de preferência, regionais e que estejam no período de colheita.
 
Para o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral, estimular o pequeno agricultor é fator fundamental para alcançar relações de trabalho e consumo mais justas. Em 2010, o Idec realizou uma pesquisa que constatou que nas feiras especializadas em orgânicos é possível encontrar os melhores preços - a diferença de valor de um mesmo produto em relação ao supermercado chegava a 463%!
 
Em janeiro deste ano, uma enquete no site do Idec mostrou que a maioria dos internautas (74%) consumiria mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos.  "O que identificamos no cenário atual no Brasil é que o pequeno produtor de orgânicos sofre de uma série de dificuldades para manter uma produção de alimentos saudáveis, seja pelas normas restritivas da Anvisa que muitas vezes inviabilizam a produção artesanal, ou pela inserção desse produtos de forma mais acessível e barata para o consumidor", diz Amaral.
 
 
Seminário
Nesta terça-feira (16/10), Dia Mundial da Alimentação, será realizado o I Seminário Slow Food de São Paulo, contando com o apoio e participação do Idec e apresentando a proposta de uma alimentação boa, limpa e justa. 
 
O evento, que ocorre na Câmara Municipal de São Paulo das 13h às 18h, terá a participação do Idec na mesa “Panorama e Caminhos do Sistema de Produção e Consumo de Alimentos”. O evento é gratuito e aberto ao público, não havendo necessidade de inscrição. Haverá também exposição de produtos da Arca do Gosto e das Comunidades do Alimento.
 
Serviço:
I Seminário Slow Food São Paulo
Dia: 16 de outubro de 2012
Horário: 13h às 18h
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - 1º andar - Auditório Prestes Maia
Gratuito

Talvez também te interesse: