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Índice de Desempenho divulgado pela ANS é importante, mas deve ser apenas parte da análise do consumidor

<div> Para formar o &Iacute;ndice de Desempenho da Sa&uacute;de Suplementar, foram avaliadas todas as operadoras de planos de sa&uacute;de em atividade em 2012</div>

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Atualizado: 

04/12/2013
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta segunda-feira (2/12) o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) 2013 – contendo dados de 2012 e a evolução significativa do setor de planos de saúde nos últimos cinco anos. 
 
Segundo a Agência, todas as operadoras de planos de saúde ativas e com consumidores nos 12 meses de 2012 foram avaliadas. A pontuação completa de cada uma delas no IDSS 2013 pode ser consultada na página da ANS
 
Para o Idec, embora o índice seja uma ferramenta importante para o consumidor, pois o ajuda a ter informações sobre a empresa, mas é preciso avaliá-lo atentamente para ter uma visão mais cuidadosa da operadora. “Por exemplo, as operadoras Amil e Golden Cross que, no último período de monitoramento de prazos de atendimento e coberturas de procedimentos tiveram, respectivamente, 54 e 10 planos com comercialização suspensa, tiveram nota sete pela avaliação do IDSS”, explica a advogada do Idec Joana Cruz.
 
“Para que o consumidor consiga analisar a situação de cada operadora da melhor forma, é importante não tomar os valores do IDSS de forma absoluta e verificar também o desempenho da operadora no quesito satisfação do beneficiário, bem como cruzar os dados do IDSS com as reclamações constantes na página do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e nos sites de reclamações de produtos e serviços”, conclui a advogada.
 
O que é IDSS
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e é útil para o consumidor que precisa, por exemplo, contratar novos planos ou conferir como estão avaliados os serviços de sua operadora. O índice varia de zero a um, abrangendo a soma dos diversos indicadores para a avaliação global do setor. Ao todo, 33 diferentes indicadores dessas quatro dimensões são avaliados em cada uma das operadoras. O índice revela que 94,6% dos consumidores de planos de saúde brasileiros estão em operadoras com avaliação regular, bom ou muito bom. 
 
A ANS divulga ainda que os resultados comparativos do IDSS nos últimos cinco anos demonstram haver uma evolução entre 2009 e 2013, crescendo de 17,2% para 63,5% no percentual de operadoras médico-hospitalares situadas nas duas melhores faixas do IDSS. Em relação às duas piores faixas, houve redução de 53,6% para 11% no percentual de operadoras.
 
Maioria ainda não está satisfeita
Enquete no site do Idec mostra que somente 9% dos consumidores de planos de saúde estão completamente satisfeitos com os serviços prestados pelas operadoras. A maior queixa é de 40% que está insatisfeito por não conseguir agendar consultas e exames. Confira o resultado completo: