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Nota Técnica do Idec enfrenta o telemarketing abusivo

Documento tem o objetivo de discutir como a atividade prejudica consumidores e ataca a LGPD

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Atualizado: 

20/07/2023

A Nota Técnica sobre Regulação de Telemarketing feita pelo Idec e publicada em junho de 2023 tem por objetivo decifrar todos os problemas causados pelo telemarketing abusivo aos consumidores.

O documento é dividido em capítulos que tratam desde a avaliação das regulações que envolvem o tema até os limites que o telemarketing deve possuir para não ser invasivo e abusivo junto aos consumidores.

Na Nota, o Idec “atualiza e sintetiza suas contribuições no tema, apresentando sugestões de possíveis melhorias e adequações à luz do recente avanço no ecossistema de proteção de dados pessoais e do consumidor”.

Para o Instituto, a abusividade por parte das empresas de telemarketing ocorre quando não há consentimento prévio e livre por parte dos consumidores. Ou seja, quando as pessoas não são consultadas se querem ou não receber determinadas ligações ou mensagens no Whatsapp, por exemplo.

O Idec é referência na atuação contra o telemarketing abusivo e elaborou este documento para auxiliar os tomadores de decisão a elaborarem projetos de lei e demais regulamentações que respeitem a liberdade e a privacidade de consumidores. “Somente assim tal medida representará um passo importante e definitivo para o problema, atendendo a demanda de milhões de consumidores que sofrem com essa prática e contam com o protagonismo do Poder Público para uma solução democrática”, conclui o documento escrito pelo Instituto.

Para acessar a Nota Técnica sobre a Regulação do Telemarketing é só clicar neste link e fazer o download do documento.

 

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