Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec dá dicas para não gastar mais que o necessário na compra de um notebook

<p> <em>Quem est&aacute; pensando em adquirir um notebook deve ficar atento ao seu perfil de uso para definir as caracter&iacute;sticas do equipamento para n&atilde;o pagar mais por um aparelho que oferece mais desempenho do que o que realmente ser&aacute; usado</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

01/08/2011

Conforme constatou um levantamento do Idec, os preços dos computadores portáteis variam muito entre os modelos básicos e os com configurações mais avançadas.

A pesquisa foi feita em junho num site de comparação de preços na internet e verificou os custos mais baixos de aparelhos de 14 marcas diferentes que se encaixam em dois perfis de uso: uso básico (navegar pela internet, ver vídeos, editar textos, planilhas etc).; e outro para uso mais avançado (edição de imagens e vídeos etc). Entre o notebook mais barato do perfil 1 e o mais caro do perfil 2 o preço varia 217% (de R$1.199,00 a R$3.799).

 O resultado deixa claro que antes de comprar, o consumidor deve avaliar quais as suas necessidades e quais configurações atendem a essas expectativas. Para ajudar o consumidor nessa tarefa, o Idec elaborou algumas dicas. Confira:

Escolha certa

  • Antes de tudo, o consumidor deve avaliar se precisa mesmo de um computador portátil, pois ele costuma ser significativamente mais caro que um desktop com a mesma configuração.
  • Quem quer o notebook apenas para navegar pela internet, editar textos, ver vídeos e ouvir músicas, por exemplo, pode ficar com uma configuração básica: 250 Gigabytes (GB) de HD (disco rígido) e 1GB de memória RAM, aliados a um processador de dois núcleos são suficientes.
  • É bom evitar o modelo de processador Pentium Dual Core, pois ele foi concebido para desktops e, quando usado em portáteis, consome muita bateria.
  • Se o uso do computador for profissional, como edição de vídeos ou design gráfico, por exemplo, a opção deve ser por um modelo com bastante memória RAM e processador de núcleo quádruplo. Mas para ter um notebook com essas especificações, o consumidor tem de estar disposto a desembolsar, no mínimo, duas vezes mais que o preço de um portátil comum.
  • É importante conferir o peso do aparelho, principalmente quem pretende andar sempre com o notebook por aí para não atrapalhar a mobilidade.
  • Tintim por tintim
    Muita gente não sabe muito bem o que significam os "termos técnicos" das configurações dos computadores. Se é o seu caso, confira abaixo um resumo do que são e para que servem os principais componentes da máquina:

    Processador: é o cérebro do computador. Trata-se de um circuito integrado cujas principais funções são realizar cálculos e tomar decisões. É um dos itens que mais influenciam o desempenho final da máquina. Existem duas marcas principais, a AMD e a Intel, e é difícil escapar delas. Nos últimos anos surgiram os processadores com dois, quatro e até oito núcleos. Com o processamento feito por mais de um núcleo ganha-se em eficiência e economiza-se energia.

    Memória RAM: RAM é a sigla em inglês para "memória de acesso aleatório". Traduzindo: é uma memória "volátil", cuja função é a leitura, gravação e regravação de dados, como se fosse o "meio de campo" entre o processador e o HD. Se o processador tivesse que, a todo momento, acessar diretamente os dados do disco rígido, certamente o computador funcionaria como uma tartaruga. A memória RAM, então, armazena temporariamente as informações mais usadas durante determinada operação. Quando o computador é desligado, essas informações são apagadas.

    Disco rígido: também chamado HD (sigla de hard disk), é o espaço onde as informações são armazenadas de forma definitiva (ao contrário do que acontece com a memória RAM).

    Placa-m

Talvez também te interesse: