Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apoia campanha global para zerar uso de antibióticos em carnes

<div> Instituto mandou cartas para redes de fast food no Brasil propondo que deixem de servir carne de animais tratados com antibi&oacute;ticos; uso excessivo da subst&acirc;ncia pode gerar problemas graves para a sa&uacute;de humana</div> <div> &nbsp;</div>

separador

Atualizado: 

15/03/2016
Em apoio à campanha global Antibióticos Fora do Menu (Antibiotics Off the Menu, em inglês) da Consumers International (CI), o Idec enviou cartas a quatro grandes redes de fast food reivindicando que elas deixem de servir carnes de animais criados com uso intensivo de antibióticos. 
 
As cartas foram enviadas aos representantes brasileiros do McDonalds, KFC, Burger King e Subway, e também questionaram as políticas atualmente adotadas pelas empresas sobre o tema.
 
A conscientização sobre a grave crise de saúde pública que o uso excessivo de antibióticos pode causar é o tema escolhido pela CI para a campanha do Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. 
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já advertiu que o uso indiscriminado de antibióticos causa resistência a esses medicamentos. Com isso, em um cenário futuro, pequenas infecções e lesões podem não ser mais curadas com antibióticos, e até voltar a matar novamente. 
 
Além do Idec, mais de 70 organizações de consumidores em 50 países se engajaram na campanha. 
 
No Brasil, nenhuma das empresas respondeu à carta, enviada em fevereiro pelo Idec. Mas, nos Estado Unidos e Canadá, o McDonalds firmou o compromisso em relação ao uso de antibióticos em frangos, pelo menos. E o Subway norte-americano concordou em parar de servir carne de qualquer animal em que se tenha administrado antibióticos.
 
A Consumers International publicou um relatório (em espanhol) destacando as falhas das cadeias de fast food globais para enfrentar os desafios causados por bactérias resistentes a antibióticos.
 
Campanha
 
Como parte da campanha, na terça-feira (15) haverá uma mobilização mundial nas redes sociais para reivindicar um compromisso das empresas. Os consumidores podem participar por meio da plataforma Thunderclap, que vai publicar mensagens simultâneas nos perfis de redes sociais das pessoas que aderirem. 
 
A mensagem da campanha, disponível em inglês e espanhol, é: “McDonald’s, KFC e Subway: vamos frear a crise de #resistênciaantibióticos e retirar os #AntibioticosforadoMenu".
 
Veja no mapa abaixo as ações da campanha em todo o mundo (em inglês).