Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec abre canal de comunicação com populações sem acesso regular à energia

Instituto realiza projeto que busca contato com comunidades que estão em sistemas isolados de energia para saber quais as melhores e piores práticas adotadas nessas regiões

Compartilhar

separador

Atualizado: 

19/05/2022
Foto: iStock
Foto: iStock

O Idec, integrante da Rede Energia & Comunidades, está acompanhando  de perto o tema da universalização do acesso à energia elétrica, em especial sobre a implementação do programa Mais Luz para a Amazônia (MLA), instaurado em fevereiro de 2020. 

Nesse contexto, o principal objetivo do Programa de Energia e Sustentabilidade do Idec é ouvir principalmente povos do Mato Grosso e Pará e identificar oportunidades de melhoria em políticas públicas nos locais isolados e que possuem comunidades remotas que ainda utilizam geradores movidos a diesel, que geram uma energia "suja”, barulhenta e não eficiente para os mais de 1 milhão de pessoas que vivem nesses locais. Além disso, o projeto olha também para a parcela que não tem energia elétrica nenhuma na região. 

A Escuta Social realizada pelo Idec, que tem o objetivo de coletar informações dessas populações, acontece por meio de contato com instituições locais, por um ou mais representantes de cada lugar e pelo Whatsapp do projeto que é divulgado em um programa de rádio local e que faz a ponte direta com os povos.

O Idec vê que a exclusão energética prejudica não só a saúde, a segurança e a qualidade de vida dessas pessoas, mas as exclui de algo que é emergencial , como saúde, educação e alimentação de qualidade. A missão do Instituto é orientar, conscientizar e defender a ética na relação de consumo dos cidadãos. 

O intuito da Escuta Social é dar voz e visibilidade para os consumidores que seguem  lutando para que tenham seus direitos plenamente atendidos e respeitados. O acesso à energia gera efeitos positivos e multiplicadores importantes como segurança alimentar, redução da desnutrição, gestão sustentável dos recursos naturais e geração de trabalho. 

Leia também: 

Na Câmara, Idec cobra acesso mais rápido à energia elétrica na Amazônia

Talvez também te interesse: