Em carta aberta, Idec e entidades pedem posicionamento firme de Lula em Conferência de Copenhague

<p> <em>Carta aberta pede posicionamento do presidente Luiz In&aacute;cio Lula da Sliva na&nbsp;COP 15 (15&ordf; Confer&ecirc;ncia das Partes da Conven&ccedil;&atilde;o da Organiza&ccedil;&atilde;o das Na&ccedil;&otilde;es Unidas sobre Mudan&ccedil;as Clim&aacute;ticas).</em></p>

separador

04/08/2011

O Idec e outras entidades sociais encaminharam uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira (28), pedindo sua atuação para que seja selado um acordo climático ambicioso, justo e com força de lei na COP 15 (15ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que acontece em dezembro, em Copenhague.

Assinado por 38 organizações, o documento faz parte das ações promovidas pela campanha Tic Tac, em parceria com a 350.org., que visam à sensibilização dos governos que participarão do encontro. A carta busca o apoio do presidente Lula como líder global para que "o acordo de clima não se restrinja a uma carta de boas intenções e seja realmente um compromisso com força de lei internacional".

Para isso, ressalta a importância do presidente reforçar publicamente seu posicionamento na última Assembleia Geral das Nações Unidas, de profunda preocupação com a relutância dos países desenvolvidos de assumirem sua responsabilidade no combate às mudanças climáticas.

As entidades decidiram redigir a carta para pressionar o governo brasileiro diante de declarações recentes de líderes mundiais, sinalizando para as discussões em Copenhague ocorra de forma voluntária e com poucas chances de se chegar a um acordo forte, ambicioso e com força legal na Conferência das Partes.

O Idec apoia a iniciativa vem debatendo a questão do aquecimento global por meio da campanha Clima e Consumo

Talvez também te interesse: