Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de mobilização internacional contra fome

Rio de Janeiro sediou evento internacional do Dia Mundial da Alimentação, promovido pela FAO, FIDA, WFP e IICA; ação iluminou o Cristo Redentor, Arcos da Lapa, Estácio de Sá e Castelo Fiocruz para dar visibilidade à insegurança alimentar

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/10/2022
Foto: Roberto Kattan
Foto: Roberto Kattan

O Idec participou no último domingo, 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação (DMA), do evento que contou com mais de 40 autoridades de 14 países, agências das Nações Unidas e organismos internacionais para defender uma mobilização urgente contra a insegurança alimentar, que afeta 828 milhões de pessoas no mundo e cresceu nos últimos anos. Só no Brasil, são 33 milhões de cidadãos que passam fome.

O monumento ao Cristo Redentor e outros locais icônicos do Rio de Janeiro foram iluminados no tom azul claro, cor que identificou a campanha do DMA 2022 no mundo todo, com o objetivo de dar visibilidade ao problema. As autoridades presentes alertaram também para a importância de garantir o acesso de toda a população a uma alimentação saudável.

“Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida” foi o tema deste ano. A celebração do Dia Mundial da Alimentação no Brasil foi organizada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), pelo WFP (Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos), pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), e pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola). Além do Idec, também houve a parceria com o Mesa Brasil Sesc, a Fiocruz e o Pacto de Milão. Prefeitura do Rio de Janeiro e do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor apoiaram a ação.

“A crise climática impulsiona a fome global e é o maior desafio da nossa geração. Todos temos um papel a cumprir, desde escolher opções de alimentos que melhorem tanto nossa saúde quanto nosso sistema alimentar, até não abandonar hábitos saudáveis e trabalhar para que todos tenham acesso. Essa ação é urgente”, disse Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

Feiras Orgânicas do Brasil 

Em parceria com o DMA, o Idec divulgou a nova versão do Mapa das Feiras Orgânicas, que foi atualizado e agora conta com 1.040 feiras cadastradas e georreferenciadas em todo o Brasil, além de novas funcionalidades, para que toda a população possa facilmente identificar as feiras orgânicas mais próximas de suas casas.

“A feira é um importante canal de abastecimento onde predominam alimentos saudáveis, regionais e que valorizam a biodiversidade. É também um espaço de fomento para relações mais justas e próximas entre produtores e consumidores, e especialmente as orgânicas e de base agroecológica, como caminhos necessários na transição para sistemas alimentares que promovam saúde e sustentabilidade”, explica Rafael Arantes, Coordenador do programa de Consumo Sustentável do Idec.


Foto: Divulgação FAO – A chef Regina Tchelly na oficina “Aproveitando Alimentos até o Talo”

Foto: Divulgação FAO – A chef Regina Tchelly na oficina “Aproveitando Alimentos até o Talo”

 

Durante a manhã de domingo também foi realizada outra ação na tradicional Feira da Glória, no Rio de Janeiro, os #HeróisDaAlimentação. A chef Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica, promoveu a oficina “Aproveitando Alimentos até o Talo”. “Gosto de dizer que faço comida de verdade acessível para todo mundo. Temos que trabalhar o ciclo do alimento, combater o desperdício e a fome. Todo mundo tem direito a uma comida de verdade e colorida”.

Talvez também te interesse: