Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

'Merendaço' no Recife discute alimentação escolar saudável e adequada

Evento em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação Escolar foi organizado pelo Idec, Centro Comunitário Mário de Andrade e núcleo local da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável

Compartilhar

separador

Atualizado: 

24/10/2023

Familiares, crianças, adolescentes e profissionais da educação da zona Sul do Recife (PE) participaram de um evento em comemoração ao Dia Nacional da Alimentação na Escola, no último sábado (21/10), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Apolônio Sales.

O encontro foi promovido pelo Idec, Centro Comunitário Mário de Andrade e núcleo local da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. E foi finalizado com um merendaço saudável para os participantes, produzido pelo Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). 

No evento, foram apresentados o guia para municípios Alimentação Saudável nas Escolas e a plataforma Alimentando Políticas.

O guia, produzido pelo Idec e pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem o objetivo de subsidiar gestores públicos, autoridades e organizações da sociedade civil com informações para incentivar ambientes escolares mais saudáveis.

O guia Alimentação Saudável nas Escolas pode ser baixado no link https://idec.org.br/ferramenta/alimentacao-saudavel-nas-escolas.

Foi realizado um debate com familiares e crianças sobre a alimentação na escola e alimentação infantil, incluindo temas pertinentes, como a qualidade da alimentação nas unidades escolares e a importância da participação da comunidade nos conselhos escolares.

As crianças participaram de atividades lúdicas para introduzir alimentos novos, incluindo frutas, verduras e leguminosas in natura, e aprender quais são as opções mais saudáveis. 

A nova fase da campanha Comer Bem na Escola, organizada pelo Idec, Instituto Desiderata, Fian Brasil e ACT Promoção da Saúde, foi desenvolvida pela agência Repense e entra no ar nos próximos dias. Os materiais vão abordar a importância do ambiente escolar como espaço para formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados, e também alertar para os danos à saúde causados pelo consumo de produtos ultraprocessados por crianças e adolescentes.

 

Fotos: Divulgação Idec 

Talvez também te interesse: