Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Reconhecimento facial gov br: por que ele não funciona?

separador

Atualizado: 

24/06/2025
homem tentando fazer reconhecimento facial no gov br

Diversos serviços do governo federal estão “trancados” com contas “prata” e “ouro”. Para acessá-los, você precisa fazer o reconhecimento facial no gov br. Porém, várias pessoas passam por dificuldades na hora de tirar a biometria. Com isso, a pergunta que fica é: por quê?

A seguir, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse sistema de reconhecimento facial. Confira!

O que é reconhecimento facial?

Biometria ou reconhecimento facial é uma ferramenta tecnológica utilizada para identificar pessoas a partir do rosto delas.

É muito utilizada por governos em ruas, estádios e metrôs com o objetivo de identificar criminosos e foragidos para segurança pública, mas está cada vez mais comum também em empresas, condomínios e até mesmo para acessar serviços públicos como forma de verificação de identidade.

Essa tecnologia do gov.br é usada para garantir que a pessoa acesse a própria conta e não um criminoso no lugar dela. A ferramenta registra uma foto do seu rosto e compara com outras fotos já registradas em sistemas do governo.

Como funciona o reconhecimento facial gov br?

O governo pode solicitar a biometria do seu rosto em diferentes ocasiões. A primeira delas é no próprio cadastro na conta ouro. 

A pessoa vai abrir o aplicativo e, por ele, a ferramenta indica como é feito o reconhecimento. 

Aparecem textos e áudios que falam para a pessoa se aproximar da câmera, se afastar, virar para a direita, esquerda ou até abrir o olho.

Depois de cadastrado, você só vai precisar fazer novamente a biometria, caso tente utilizar o serviço por outro aparelho, perca a senha ou se a plataforma suspeitar de que seja uma fraude.

Com o reconhecimento facial feito, você terá acesso a todos os serviços liberados para quem tem conta ouro no gov.br.

Por que ele não aceita o meu rosto?

A principal crítica das pessoas é que o sistema de reconhecimento facial do gov br não funciona, não aceita o rosto, dá erro. Tudo isso ocorre, porque essa ferramenta digital, feita por inteligência artificial, é problemática, está longe de ser perfeita.

Há reclamações comuns de pessoas negras, idosas, indígenas, trans que têm muita dificuldade em utilizar ferramentas de reconhecimento facial. A resposta para isso é bem simples: o algoritmo dessa tecnologia não foi adequadamente treinado para uma população diversa como a brasileira. Geralmente esse tipo de tecnologia é produzida por outros países, com uma população com características físicas muito parecidas. 

Isso significa que ao se deparar com traços de pessoas não-brancas e trans, por exemplo, a ferramenta não consegue ler aquela imagem. É o que chamamos de racismo algorítmico.

Mas também há um problema de acessibilidade. Além de o gov.br ter praticamente se tornado o único lugar que se acessa vários serviços públicos e isso ser péssimo para quem não tem familiaridade com tecnologia, ele ainda é muito difícil de se usar.

Para que a biometria facial funcione, a pessoa precisa ficar imóvel por alguns segundos, segurando um celular na altura do rosto, com ele centralizado e os olhos abertos de uma forma que a ferramenta consiga ler. A tecnologia é muito sensível e vários usuários relatam muitas dificuldades de cadastrar a foto, sobretudo para boa parte da população idosa brasileira, o que mostra que além de racista, a ferramenta é também etarista.

O que fazer se o reconhecimento facial no gov br não funcionar?

Alguns serviços estão disponíveis para a conta prata do gov.br. Para isso, você precisa acessá-lo a partir da conta em algum banco ou instituição financeira cadastrada pelo governo. Porém, para conseguir a conta ouro é apenas com o reconhecimento facial.

Caso tenha problemas, o governo oferece a possibilidade de enviar um formulário para liberar o acesso à sua conta, mas essa opção só aparece no aplicativo depois que você tentar bastante.

Algumas pessoas idosas precisam da ajuda de parentes para poder realizar todo esse processo. Então, se esse for o caso de alguém da sua família, seja paciente, porque a culpa não é do idoso, mas sim da ferramenta.

Deu para entender os motivos do reconhecimento facial gov br não funcionar? Nós temos uma série de conteúdos tão interessantes quanto este que enviamos semanalmente para quem assina a nossa newsletter. É só preencher o formulário logo abaixo!