Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Data centers no Brasil: a ameaça ambiental dos servidores de inteligência artificial

separador

Atualizado: 

13/02/2025
Data centers no Brasil

Um debate muito importante passou a dominar as pautas de autoridades e parlamentares nos últimos tempos: a implementação de data centers no Brasil. O nome em inglês traz uma série de dúvidas, mas vamos tirar todas elas neste texto. Confira a seguir!

O que é um data center?

Um data center é um centro de processamento de dados ou, mais popularmente, um servidor. Mas não é qualquer servidor. Ele é gigantesco, armazena uma quantidade absurda de dados e informações e é usado para garantir o funcionamento de tecnologias robustas. 

Essa instalação física dessa máquina enorme exige uma série de outros equipamentos acoplados a ela, como roteadores, dispositivos de segurança, de energia elétrica, entre outros. 

Tudo isso, obviamente, precisa de muita energia, muita água e muito espaço para funcionar. E é aí que está o X da questão!

Para que serve um data center?

Os data centers têm várias utilidades, mas são quatro as principais: armazenar dados e informações, processar esses dados, compartilhar e aplicar as informações e fazer backup e recuperação.

O armazenamento é o principal uso de um data center. Ele serve para guardar o máximo possível de informações para o funcionamento de determinada tecnologia. É como se fosse um HD, desses que têm em computadores e celulares, só que de um tamanho descomunal.

Com as informações guardadas, elas agora podem ser utilizadas. Por isso, os data centers também servem para processar e compartilhar dados com as tecnologias que eles estão conectados. Realiza cálculos, análises, relatórios, compartilha com usuários internos e externos e utiliza redes de comunicação.

Por fim, mas não menos importante, os data centers servem como um cofre que protege aqueles dados de serem atacados ou destruídos. Então, ele possui mecanismos de proteção (criptografia, códigos de segurança, controles de acesso), de recuperação de dados infectados e backup (restauração dos dados). 

Qual a ligação entre os data centers e a inteligência artificial?

As inteligências artificiais generativas, como a Meta AI e o Chat GPT, precisam de uma quantidade absurda de informações e dados para que elas consigam funcionar e dar as respostas que as pessoas procuram. Embora, muitas das vezes essas respostas estejam erradas ou incompletas.

Para que essas IAs “aprendam”, elas obrigatoriamente precisam de data centers. Sem eles, é impossível guardar, processar e compartilhar a quantidade de dados que ela precisa.

Por isso, não há inteligência artificial sem data centers. Eles são indispensáveis para o funcionamento da tecnologia.

Quais os impactos ambientais dos data centers no Brasil?

Como já foi dito, para se ter um data center é preciso ter um espaço físico, um território enorme para abrigar esse gigantesco HD. 

Além disso, ele necessita de uma quantidade absurda de energia elétrica para funcionar e para manter refrigerado esse espaço. Sem ar-condicionado, esses equipamentos todos vão pifar. O que gera uma necessidade de grandes emissões de gás carbônico (principal responsável pelo colapso climático) para gerar essa energia.

Sem falar que toda essa mega estrutura é feita a partir de derivados de minério de diferentes metais. A mineração por si só já destrói o meio ambiente, consome uma quantidade altíssima de água, polui, desmata e gera uma série de outros problemas ambientais. 

E para que tudo isso funcione e se mantenha ligado, precisa-se de toneladas de litros de água. Afinal de contas, para resfriar um mega computador é preciso muita água.

Água, energia elétrica e território: três recursos naturais, especialmente escassos, que vários brasileiros passam por problemas diariamente para tê-los, sendo utilizados de maneira completamente desproporcional para fazer um Chat GPT funcionar. Isso não é nem um pouco razoável, não é mesmo?!

Por isso, a construção de data centers no Brasil é um problema ambiental enorme, que vai causar impactos para todas as pessoas, já que se falta água, energia e terra atualmente, imagina quando essas máquinas gigantescas se instalarem por aqui?!

Nós não somos contra qualquer avanço tecnológico ou inovação, mas é preciso olhar para a realidade do país antes de sair instalando data center por aí. As pessoas não têm água para beber, boa parte da população não tem acesso a energia elétrica. O essencial é fornecer isso de forma suficiente e digna para todos os brasileiros e brasileiras. E, só depois disso, se sobrar alguma coisa, pensar em instalar essas máquinas por aqui e de forma sustentável.

Para evitar que essa tragédia ambiental e climática chegue ao Brasil, assinamos com outras organizações do mundo todo para que as autoridades analisem muito bem os impactos ambientais dos data centers antes de saírem instalando os servidores por aí. Você confere a carta ao clicar neste link!