Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Celular Seguro: como funciona?

separador

Atualizado: 

16/04/2025
mulher tem o celular furtado por um homem

Você já ouviu falar sobre o Celular Seguro? Ele é um aplicativo do governo federal para proteger o seu aparelho em caso de roubos e furtos.

A seguir, você vai entender como o app funciona e as novidades sobre essa tecnologia de segurança. Confira!

Para que serve o Celular Seguro?

A principal funcionalidade é permitir que você bloqueie seu celular em caso de perda ou roubo, impedindo que acessem o aparelho. Porém, não é apenas isso, o aplicativo é capaz de:

  • mostrar a localização do seu celular; 
  • disparar alarme sonoro;
  • apagar os dados do aparelho; e
  • disponibilizar mensagem de contato em caso de perda.

Embora não seja obrigatório, para ter acesso a todas as finalidades do app, você precisa ter acesso ao número do IMEI do seu celular. 

O IMEI é um número único para cada celular, como se fosse a carteira de identidade do aparelho e, com ele, o aplicativo vai poder bloquear o seu telefone quando você pedir.

Para conseguir o número do seu IMEI, disque para o número *#06#. O código vai aparecer na sua tela. Anote esse número em algum lugar seguro, seja em um papel ou no seu computador. Você vai precisar dele salvo fora do celular para utilizá-lo, caso o aparelho seja roubado ou furtado.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no Celular Seguro, você precisa seguir o seguinte passo a passo:

  1. Baixar o app “Celular Seguro” no seu aparelho;
  2. Fazer o login na sua conta gov.br;
  3. Clicar em “Registrar telefone”;
  4. Ir em “Cadastrar telefone”;
  5. Inserir os dados pedidos;
  6. Clicar em “Cadastrar”.

Você também pode adicionar dados de uma pessoa de confiança. Caso o seu celular seja roubado ou furtado, essa pessoa pode fazer a solicitação de bloqueio do seu aparelho pelo aplicativo dela.

Como funciona o Celular Seguro?

Por meio do site do aplicativo, via gov.br, ou do seu contato de confiança cadastrado (que também precisa ter o app), é possível solicitar o bloqueio ou utilizar algum dos outros serviços disponíveis, protegendo as informações que estão no seu aparelho.

Então, para usar o aplicativo como forma de proteção é preciso ou ter algum contato de confiança, como um familiar ou amigo próximo, ou ter acesso a computador ou outro aparelho celular.

No aplicativo, você vai clicar em “Emitir Alerta”. Lá, você vai escolher entre duas opções: “Modo Recuperação” ou o “Bloqueio Total”.

O “Modo Recuperação” bloqueia a linha e os aplicativos parceiros do Celular Seguro. Essa opção é a ideal, caso você queira que os policiais recuperem o aparelho, pois permite que ele seja localizado.

Já a opção “Bloqueio Total”, como o próprio nome diz, bloqueia o telefone completamente e isso torna a localização do aparelho mais difícil, mas impede que seu celular seja acessado por criminosos.

O que fazer ao ter o celular roubado?

Primeiro é preciso que você consiga bloquear o aparelho o mais rápido possível. Entre em contato com sua pessoa de confiança e peça o bloqueio ou acesse o app pela sua conta em outro celular ou computador. 

Após isso, entre em contato com a sua operadora e, com o número do IMEI, peça também para que ela bloqueie o aparelho. Aí, é hora de ir fazer um boletim de ocorrência na polícia. Lembre-se de levar o número do IMEI também para isso.

Caso o aparelho seja recuperado, você vai precisar entrar em contato novamente com a operadora para solicitar o desbloqueio do smartphone.

Como saber se um celular é roubado?

Outra funcionalidade presente no aplicativo é a mensagem de celular roubado que vai aparecer na tela do aparelho. Os smartphones roubados ou furtados agora vão receber um SMS ou WhatsApp para quem estiver usando o aparelho com orientações para a devolução do telefone.

Além disso, ao consultar o IMEI pelo aplicativo em “Celulares com Restrição”, você vai conseguir saber se aquele aparelho é ou não roubado.

Gostou deste conteúdo sobre o aplicativo Celular Seguro e o que fazer, caso tenha um aparelho roubado? Você pode ter acesso a muitos outros ao assinar a nossa newsletter logo abaixo!