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Está se tornando quase uma rotina. Chega o início do mês, primeiro ou quinto dia útil, e é batata: app do banco fora do ar. Essas falhas já ocorreram em diversas instituições bancárias durante o ano de 2023, como no Itaú, Nubank e também no Bradesco.
A responsabilidade por essas falhas é toda do banco e ele é obrigado a resolver os problemas que ele mesmo gerou. Porém, mesmo assim, é possível que você, consumidor, consiga tomar alguns cuidados específicos quando o aplicativo do banco não abrir.
Nos tópicos a seguir a gente juntou 5 dicas para lá de especiais que vão te ajudar a não ficar com aquela dor de cabeça no dia do pagamento do salário. Confira!
1. Guarde extratos e comprovantes fora do app
Como os mais velhos dizem: é melhor prevenir do que remediar. E como as instituições financeiras estão passando por esses problemas de uma forma cada vez mais frequente, o ideal é você estar precavido.
Por isso, antes de virar o mês, no último dia, por exemplo, abra o app do seu banco e baixe o extrato bancário. Se não tiver como, vá à agência e pegue a versão impressa dele.
Com essas atualizações e falhas realizadas pelos bancos, pode ser que ao voltar com os seus dados, o valor disponibilizado seja diferente do que você tinha de fato. Por isso, estar prevenido quanto a isso é sempre uma boa ideia.
2. App do banco fora do ar? Tire print de tudo
Após ser uma pessoa prevenida e ter os extratos todos salvos, é hora de agir na hora que o app do banco estiver fora do ar. Tire print das telas que mostrem que o valor na conta está errado, que o aplicativo não abre ou outras evidências que você precisa ter para provar a falha.
3. Ligue para o SAC
Com esses documentos em mãos, é hora de ligar para o SAC do banco. E é para o SAC mesmo. Não ligue para outros números ou fale por chat, Whatsapp. É apenas pelo SAC que o banco é obrigado a gravar a ligação e te passar o número de protocolo. E é essa a prova que você precisa, caso o banco não devolva o seu dinheiro ou faça com que você contraia uma dívida pela falha.
Inclusive, é obrigação do banco quitar todo e qualquer boleto, conta, taxa, tarifa que vença na data em que o app tiver fora do ar. Você não pode ter qualquer prejuízo que seja causado pela falha da instituição financeira.
O banco tem algumas opções para isso. Ele pode criar canais alternativos para viabilizar os pagamentos, transferências e investimentos sem gerar ônus aos consumidores, por exemplo. As operações realizadas enquanto o sistema mostrar a conta zerada deverão ser validadas e custos gerados precisam ser eliminados da conta.
4. Caiu um dinheiro a mais, posso pegar?
Parece que até ganhou na loteria, né?! Mas se o dinheiro não é seu, você vai ter que devolver. O banco tem mecanismos para saber quanto tinha na sua conta. Se não fizer a devolução, pode ser que você receba algum tipo de encargo ou notificação para que ela seja feita.
5. O banco não resolveu o problema, o que eu faço?
Bem, caso a falha não seja solucionada, você fique sem dinheiro e isso cause danos a você, é hora de buscar uma denúncia formal nos órgãos de defesa do consumidor (Procon e consumidor.gov.br).
Se, ainda assim, nada do problema for resolvido, é seu direito buscar a Justiça e pedir a reparação econômica (indenização) pelos danos sofridos.
DICA EXTRA: Atualize o aplicativo
Os aplicativos dos bancos precisam ser atualizados com frequência para que você consiga acessá-los com todas as funcionalidades disponibilizadas. Por isso, sempre se lembre de olhar se tem alguma atualização pendente. Alguns apps chegam a parar de funcionar, se não estiverem atualizados.
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