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Saiba como escolher uma oficina mecânica

Regras simples ajudam a encontrar uma boa oficina mecânica para o seu carro e a evitar possíveis prejuízos

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Atualizado: 

29/10/2019

Todo motorista que se preocupa com seu veículo e com a própria segurança leva o carro na oficina mecânica. Mas na hora de fazer o conserto ou manutenção, muita gente não sabe como escolher uma oficina de confiança. Se esse também é o seu caso, confira as dicas do Idec para encontrar o lugar certo para cuidar do seu carro:

 

Lista dos reparos

Antes de levar seu carro a uma oficina mecânica, crie uma lista das manutenções que seu carro precisa, detalhando o máximo possível cada tipo de barulho, de onde vêm, com que frequência e o que pode estar deixando o carro mais lento. Após anotar detalhadamente tudo, leve o seu carro à oficina mecânica e exponha os problemas anotados.

Avaliando a reputação

Muitas vezes, peças são trocadas sem necessidade e valores acima do padrão são cobrados dos consumidores. Para evitar esse tipo de prejuízo, a primeira orientação é que você procure uma oficina indicada por algum amigo ou parente que tenha utilizado os serviços e ficaram satisfeitos. Pesquisar preços e conhecer mais de uma oficina também são dicas que valem a pena serem colocadas em prática.

Solicitando orçamento

Antes de contratar uma oficina para execução do conserto, solicite um orçamento formal, que liste todos os serviços que serão executados - mão de obra, peças com defeito e o valor de cada item. Assim, se peças ou consertos que não faziam parte do contrato forem cobradas, você terá como recorrer para não ter gastos indevidos e desnecessários. O documento também serve para que você possa comparar o que cada oficina diz em relação ao conserto e/ou manutenção do veículo. 

Vale lembrar que ao solicitar um orçamento para conserto, você não se compromete em aceitá-lo. Antes de contratar o serviço, é importante verificar se o produto não está mais no prazo de garantia. Se ainda estiver, deve-se procurar uma loja autorizada, levando a nota fiscal de compra e a garantia do fornecedor. 

No ato da entrega do produto à empresa, é importante exigir um comprovante por escrito no qual devem constar todos os dados, como número de série, cor, modelo, marca, defeito apresentado. Ao retirá-lo da assistência, teste o produto e peça a nota fiscal dos serviços realizados. 

Conhecendo seu carro

Leia sempre o manual do seu veículo para saber quais são as peças do carro ajuda na hora de falar com o seu mecânico. Assim, você se sentirá mais seguro e as chances de ser enganado são menores. Também é importante, sempre que possível, acompanhar o serviço que será realizado e esclarecer todas as dúvidas. 

Peças

Na hora de trocar as peças do veículo, você pode optar por comprá-las por sua conta ou deixá-las por conta da oficina, o que tende a ser mais caro. Se o mecânico ficar responsável pela compra, você deve esclarecer se deseja colocar peças originais e novas ou recondicionadas. De acordo com o art. 21 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), se o cliente não especificar os itens, as peças devem ser originais. Caso você prefira peças recondicionadas, deve assinar um documento declarando essa opção. 

Problemas não solucionados

O trabalho executado tem, independentemente de termo escrito, garantia legal de três meses. Se após a realização dos serviços os problemas não forem sanados, você terá direito, com base no art. 20 do CDC, à sua re-execução sem custo adicional, à restituição imediata da quantia paga atualizada monetariamente, ou ao abatimento proporcional do preço.

Importados

No caso de compra feita fora do País, o Idec entende que se a marca fabricante atuar no mercado nacional, deve assumir a legislação do Brasil para todas as suas relações, inclusive as de consumo. Isso significa que, mesmo que o produto adquirido no exterior não seja fabricado ou vendido por aqui, a empresa tem responsabilidades e obrigações com o consumidor brasileiro. Assim, em caso de defeito, o fornecedor deve prestar assistência, mesmo que seja necessário enviar o produto para fora do País para o reparo, caso não haja mão de obra técnica ou peças de substituição no Brasil. Veja como solicitar  peças de reposição do produto importado com modelos de carta do Idec aqui.

Certificado

Uma garantia a mais para determinar se a oficina mecânica é de confiança é conferir se a empresa possui o certificado do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Acreditado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e criado pela  Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Sindipeças, entre outras entidades, o IQA é um indicativo de qualidade de oficina que credencia retífica de motores e centros de reparação.