Conheça os principais modelos de bike e confira dicas para pedalar de forma segura
separador
20/03/2012
Atualizado:
21/03/2012
Andar de bicicleta é uma das atividades mais divertidas e libertadoras que existe. Para aqueles que gostam de praticar exercícios e não querem enfrentar o trânsito da cidade, a bicicleta pode ser considerada um transporte alternativo ideal, pois, além de fazer bem para o corpo, não polui o meio ambiente.
Hoje o mercado oferece bicicletas para todos os gostos. Por isso, é importante testar diversos modelos até encontrar a mais adequada e sempre optar por qualidade e não apenas pelo preço. Comprar uma bicicleta que não seja do tamanho ideal e não ajustá-la de acordo com o corpo pode colocar a vida do ciclista em risco. Além disso, escolher o modelo errado desestimula seu uso e as chances de encostar a bicicleta no porão de casa são altas.
Modelos
Primeiro é preciso ter em mente para qual finalidade a bicicleta será utilizada. Existem bikes próprias para pedalar na cidade, no campo ou em competições. Independentemente do modelo, um fator importante que deve ser levado em consideração é a “altura do ciclista” x “o tamanho da bicicleta”.
Para facilitar na hora da escolha, confira alguns modelos e principais características das bicicletas que estão disponíveis no mercado:
-Uso diário ou de passeio: modelo tradicional utilizado em áreas urbanas ou para passeios curtos e médios. Os pneus são mais grossos para aumentar a aderência e o selim (assento) é largo e confortável. Se escolher este tipo de bicicleta, procure um modelo que tenha freios eficientes, um sistema de marchas que funcione perfeitamente e pedais de plataforma.
-
-Speed: modelo utilizado para competição. Geralmente são mais leves e percorrem grandes distâncias com facilidade. Não são aconselháveis para uso urbano, pois aceleram e mantêm velocidades altas e, em situações de emergência, podem perder a aderência rapidamente;
-
-Mountain bike: próprias para estradas de terra, trilhas em terrenos acidentados, neve e lama. Com rodas resistentes, esse modelo também pode ser usado em ambientes urbanos;
- -Downhill: variação da mountain bike, essa bicicleta é própria para aventureiros. Com suspensões dianteira e traseira de grande curso e freio a disco, esse modelo é próprio para descer ladeiras no meio de florestas e encostas pedregosas.
Segurança
Pedalar em ruas e avenidas de uma cidade caótica como São Paulo se tornou um desafio para os ciclistas. O desrespeito dos motoristas vem acarretado diversos acidentes nos últimos tempos. No entanto, os amantes da bicicleta não podem desanimar. Mesmo em lugares movimentados, existem vários meios para o ciclista evitar acidentes e pedalar com segurança.
- - Equipamentos de segurança são essenciais, use sempre capacete, luvas e joelheiras. Faróis e buzinas também são importantes para torná-lo visível ao motorista e chamar sua atenção;
- - Ande sempre pela direita e nunca na contramão dos automóveis;
- - Sempre que for mudar de pista ou entrar em alguma rua, sinalize para o motorista;
- - Tenha cuidado nos cruzamentos, nunca arrisque passar no sinal vermelho ou amarelo;
- - Se o trânsito estiver pesado e com fluxo lento, tente trafegar pela pista da esquerda - desde que ela seja uma via de mão única;
- - Mesmo que o outro veículo esteja longe, nunca entre numa avenida ou rua sem olhar;
- - O Código de Trânsito Brasileiro não proibe que o ciclista circule na calçada. Porém, é importante ter em mente que o pedestre tem prioridade. Se precisar sair da rua ou atravessar na faixa de pedestre, redobre a atenção.